PREFEITURA DE TRAJANO RECEBE CINCO ÔNIBUS ZERO QUILOMETRO PARA TRANSPORTE DE ALUNOS NA REDE MUNICIPAL ENSINO

O prefeito Rodrigo Viana recebeu junto com o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Eliandro Garcia e do secretário municipal de Transporte Tiago Pecly, as chaves de cinco novos ônibus para o transporte escolar. O veículo equipado com plataforma elevatória é padronizado com toda segurança necessária e exigida pela legislação para transporte escolar. Os ônibus serão utilizados exclusivamente para transporte de estudantes dentro do município.

De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, o objetivo é garantir a segurança e a qualidade do transporte dos estudantes e contribuir assim para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados principalmente, na educação básica.

O veículo vai atender a Secretaria Municipal de Educação por meio do programa “Caminho da Escola”, do Governo Federal. “Trata-se de um veículo Iveco, modelo Senior Clas, ano 2018 e irá transportar os alunos da zona rural do município. Atualmente o município conta com mais de seis ônibus escolares. Eles vão transportar os alunos da zona urbana e rural”, informou o secretário de Educação, Eliandro Garcia.

O prefeito enfatizou a importância desse transporte dentro da rede municipal de ensino. “Com os novos escolares podemos contar com a melhoria no transporte dos estudantes, oferecendo mais estes veículos dotados de instrumento para a acessibilidade e até um deles tem ar-condicionado e em outro com câmera de ré”, pontuou o prefeito.

Rodrigo Viana destacou a importância do novo ônibus para o fortalecimento do ensino na cidade. “Estamos trabalhando para que a educação de Trajano de Moraes seja de qualidade, e isto se faz também com melhores equipamentos. A chegada destes novos veículos, que é resultado da parceria com o deputado federal Áureo e Rodrigo Maia, possibilitará um cuidado ainda maior com nossos alunos e a possibilidade da ampliação dos caminhos da educação de nossa cidade”, afirmou.

Os ônibus menores têm capacidade para 23 crianças sentadas cada um. Eles contam com tração nas quatro rodas e medem 7 metros de comprimento. Já o veículo maior tem capacidade para carregar 44 alunos, mede 9 metros de comprimento e também faz parte da frota de transporte escolar rural. Com eles, será possível renovar parte da frota de veículos escolares e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes.

Os motoristas selecionados passarão por uma formação especializada. As rotas pelas quais os ônibus vão trafegar ainda não estão definidas 100%. Mas já se sabe que eles serão usados para o transporte na zona rural. “Nós temos que racionalizar os gastos e trabalhar para a boa aplicação dos recursos públicos, por isso vamos usar estes ônibus para o transporte nos distritos e para os projetos pedagógicos”, enfatizou o secretário municipal de Transporte Tiago Pecly.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-recebe-cinco-onibus-zero-quilometro-para-transporte-de-alunos-na-rede-municipal-ensino/