PREFEITURA DE TRAJANO LANÇA PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO A IMPLANTAÇÃO DE HORTAS RURAIS E URBANAS

Visando incentivar e oferecer apoio e incentivo aos interessados em cultivar hortas rurais e urbanas, a Prefeitura de Trajano de Moraes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, lançou recentemente o programa “Nossa Horta”, que mantém diariamente assistência técnica para o cultivo de hortaliças, frutas e plantas medicinais, durante todo o processo produtivo, desde o preparo do solo até a comercialização dos produtos. Essa ação segue um pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz.

De acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, atualmente em Trajano de Moraes a cultura de olerícolas é de grande importância socioeconômica, principalmente para pequenos e médios produtores rurais. “Recentemente, tem-se observado uma tendência de diminuição do consumo por falta de área para plantio, preço da água, dificuldade de sementes de qualidade e até mesmo assistência técnica, explicou um dos técnicos.

Ainda de acordo com eles, a atividade de implantação de hortas no município de Trajano de Moraes que era comum, diminuiu com o passar dos tempos, e com isso, piorou a qualidade de alimentação da população, mas de olho neste problema, a gestão do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz resolveram fazer diferente e investir nessa área. “Desta forma, quem possui poder aquisitivo para comprar regulamente estes produtos podem estar adquirindo verduras e temperos contaminados por uso excessivo de agrotóxico ou irrigados por água de procedência duvidosa”, destacaram.

A gestão pública acredita que com a implantação de hortas nas áreas rurais, urbanas e comunitárias, fornecendo sementes que possuem adaptação climática, produtividade, qualidade e sanidade comprovadas, com acompanhamento técnico do plantio, muita coisa deverá mudar nos próximos meses em Trajano de Moraes. “A meta do programa é que as famílias produzam alimentos de qualidade e gerarem renda. Outra é resgatar o trabalho em famílias como pai, mãe tio, tia filhos, etc, para que desenvolva principalmente nas crianças o gosto pelo trabalho rural”, explicaram.

Em contrapartida o beneficiário deverá se comprometer em compartilhar com outros produtores e famílias os excessos de mudas e colheitas. “Estamos oferecendo desde o início do programa cerca de quatro mil e trezentos saquinhos de sementes, com aproximadamente 400 unidades de semente cada uma. Estamos doando sementes de abobrinha, alface, almeirão, beterraba, berinjela, brócolis, cebolinha, cenoura, jiló, quiabo, pimentão, rabanete, rúcula,  repolho, salsa”, disseram.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-lanca-programa-de-apoio-e-implantacao-de-hortas-rurais-e-urbanas/