A Prefeitura de Trajano de Moraes, por meio da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, realizou recentemente uma operação para tapar os buracos no asfalto no morro de acesso a Serra das Almas. O prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz estiveram no local acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo. O trabalho foi feito nos dois sentidos, ou seja, tanto na descida quanto na subida da serra, o que totalizou cerca de 2 quilômetros de operação tapa buracos.
A operação contou ainda com o trabalho de funcionários da prefeitura, uma camionete utilitária e maquinário próprio para esse tipo de trabalho, além de enxadas e vassouras para limpeza dos locais. Ao todo, foram usados mais de 20 sacos de massa asfáltica para fazer os reparos necessários. A expectativa é que o trabalho melhore a passagem dos veículos.
“Trata-se de um trecho muito significativo. Recebemos todo tipo de solicitação de serviço, mas hoje tiramos o dia para atender essa demanda de tapar os buracos. Sabemos da necessidade de melhorar a qualidade do asfalto. Vim aqui ver de perto os serviço em Serra das Almas e aproveitar para agradecer a esses funcionários o carinho e dedicação com nossa cidade”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.
Outras áreas da cidade receberão a operação tapa-buracos. A previsão é que a ação aconteça na próxima semana. “Esse tipo de asfalto ensacado é usinado a quente, contudo, sua aplicação é feita a frio e já vem pronto para uso. Trata-se de uma massa asfáltica de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), fabricada da mesma maneira que o asfalto convencional, mas que recebe um aditivo durante o processo de usinagem que permite que esse material seja estocável e aplicado a frio em pequenos serviços de tapa-buracos”, explicou o vice-prefeito Jorginho Diniz.
Além de ser estocável, esse tipo de asfalto permite a aplicação em pavimentos molhados e sob a chuva, resguarda a equipe de aplicadores de queimaduras (visto que sua aplicação é feita a frio), não emite gases agressivos e garante maior produtividade, ou seja, pequenas equipes conseguem realizar as obras com mais velocidade.
“Além disso, para a compactação do produto basta a utilização do próprio tráfego do local ou placa vibratória. Tudo isso para garantir mais praticidade, segurança e agilidade na prestação do serviço público. Aqui em Serra das Almas o serviço foi todo feito pelos funcionários”, destacou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo