PREFEITURA DE TRAJANO FAZ CAMPANHA CONTRA A DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO MUNICIPAL

Essa foi a segunda vez em menos de um ano que a placa sofre com o vandalismo

A placa que identifica um dos pontos turísticos de Trajano de Moraes, e que demarca a divisa com o município de Santa Maria Madalena, e Conceição de Macabu, foi novamente alvo de vandalismo. A tábua talhada com o nome da Cachoeira da Amorosa – e identificação do município (logo), foi apedrejada, e teve parte da alça de sustentação arrancada do esteio de madeira. Essa é a segunda vez em menos de um ano que a placa sofre com o vandalismo. A prefeitura já efetuou o conserto, mas alerta que o vandalismo ao patrimônio público é crime.

“A primeira vez a placa foi pichada, e agora tentaram arrancar, aparentemente a pedradas. O local é tido como um cartão postal para quem visita a cachoeira. É uma pena vermos que esse tipo de ação negativa acontecer. O Código Penal Brasileiro define como crime de dano o artigo 163: destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, prevendo pena de detenção, de um a seis meses de detenção, ou multa”, explicou o Comandante da Guarda Municipal, José Carlos Ferreira Junior, também conhecido como J.Jr.

Depredar patrimônio público é considerado crime e possui penalidades. “Aqui em Trajano de Moraes, não é comum o cidadão se deparar com a destruição do patrimônio público, em geral cometido por vândalos. Vale lembrar que a ação causa prejuízos financeiros e riscos para as pessoas. Não podemos aceitar esse tipo de comportamento em nossa cidade, onde um conhece o outro e temos o cuidado de preservar o pouco que ainda temos”, comentou o secretário.

A gestão pública municipal estimula a população a ajudar na conservação dos bens públicos e denunciar crimes praticados contra o patrimônio. “A população precisa ajudar a gestão pública a tomar conta dos patrimônios públicos, de forma que denuncie casos como este, caso presencie. A Guarda Municipal está de portas abertas para que ações como essa sejam denunciadas”, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-faz-campanha-contra-a-depredacao-do-patrimonio-publico-municipal-2/