PREFEITURA DE TRAJANO INSTALA PLACAS EM LOCAIS ESTRATÉGICOS ALERTANDO TURISTAS SOBRE CUIDADOS E NECESSIDADE DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Trajano de Moraes em parcerias com outras secretarias instalou a pedido do prefeito Rodrigo Viana várias placas em regiões consideradas de Área de Preservação Permanente (APP). Um dos locais que recebeu a sinalização foi em Leitão da Cunha, na área mais conhecida como túnel. As placas alertam para o cuidado de enxame de abelhas, bem como de animais peçonhentos, e até mesmo travessia de animais silvestres.

Conforme Lei Federal 6.514, considera-se área de preservação as regiões cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, além de facilitar o fluxo de fauna e flora e de proteger o solo.

“Apesar de pregarmos o isolamento social neste período de pandemia, alguns de nossos pontos turísticos tem sido muito freqüentados por pessoas em busca de recursos naturais, e terapia, paz e tranqüilidade – é como renovar as energias e bem estar. Vale dizer, que essas pessoas, praticam esportes de forma segura e mantendo o distanciamento exigido em Decreto municipal, e seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde – OMS, e do Ministério da Saúde. São pessoas conscientes”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Willian Castelani Avila, nesses locais a procura é muito intensa também pelos amantes de esportes radicais como é o caso dos trilheiros e dos aventureiros de bike, as chamadas downhill.

“Colocamos as placas para alertar as pessoas do perigo. Trajano de Moraes é um município rico em natureza e por isso acabou se tornando atrativo para a população de nossa cidade e das circunvizinhas. Nosso dever é alertar esse público dos cuidados que precisam ter ao praticar esportes nesses locais”, disse o secretário.

O trabalho contou ainda com o apoio de Agentes da Defesa Civil Municipal. “A Secretaria do Meio Ambiente vai instalar também placas que orientam sobre o descarte correto do lixo nessas áreas. O objetivo é conscientizar a população com dicas simples de educação ambiental, mas que ajudam no desenvolvimento da qualidade de vida prevenindo de certa forma até algum tipo de doença. Além disso, também será reforçada a sinalização nas áreas de preservação permanente, destacando a importância da proteção destes locais”, acrescentou Willian Castelani Avila.

A ação tem aprovação e incentivo também da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. “Precisamos mostrar que o poder público está presente e atento também nessas regiões. Vamos aumentar a segurança destes locais, alertando sobre os riscos existentes aos frequentadores. As placas contêm também questões de educação ambiental, como não alimentar os animais silvestres ou deixar restos de comidas e bebidas. A ideia é evidenciar as ações para todo o município, com o trabalho realizado nas trilhas, cachoeiras, áreas de preservação e nos bairros”, concluiu o secretário da pasta Tiago Luiz Pecly Bueno.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-de-moraes-instala-placas-em-locais-estrategicos-alertando-turistas-sobre-a-necessidade-da-preservacao-ambiental/