PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES FAZ A DISTRIBUIÇÃO DE MONITOR E FITAS HGT PARA MEDIR GLICOSE DE DIABÉTICOS

A distribuição gratuita do kit para aferição de HGT atende pacientes críticos, gestantes e crianças que tenham a doença do tipo 1 ou tipo 2 com prescrição para aferição da glicemia e são cadastrados na Sistema Único de Saúde, de acordo com a Lei 11.347/2006.
Os primeiros pacientes com diabetes começaram a receber, quinta-feira, 10 de março, o kit para monitorar a glicose, com expectativa de que todos os pacientes cadastrados sejam beneficiados. A inovação substitui as idas e vindas aos PSF, o que dá mais qualidade de vida e conforto aos usuários. A tecnologia pioneira no Sistema Único de Saúde (SUS) começou a ser distribuída no Posto de Saúde Familiar, em Visconde de Imbé, atividade que contou com a presença do Secretário de Saúde Antônio Carlos Azevedo, Juninho.
O gestor visitou as instalações da unidade e acompanhou a primeira paciente de Trajano de Moraes a receber o monitor.
O monitor é prático, simples e seguro. De fácil manuseio, com apenas duas etapas se obtém o resultado, além de amplo visor para facilitar a leitura. Com auto aferição, uma pequena gota de sangue já se obtém um resultado preciso e confortável.
“Em meio a todas as dificuldades na pandemia, podemos oferecer à população diabética uma forma de melhorar seu controle glicêmico e evitar que tenham uma complicação crônica. É oferecer uma forma de tratar a diabetes com muito mais segurança e rapidez”, destaca o Prefeito Rodrigo Viana.
Mais funcionalidades
“Essa tecnologia traz um conforto maior nas atividades do dia a dia. Isso que é o mais importante: a comodidade e qualidade de vida que o paciente vai ter”, explica Juninho Azevedo.
Para a Coordenadora da Atenção Básica, Michelli Machado, o uso constante do equipamento vai impactar até mesmo na forma como o paciente confere sua glicemia. “Ele percebe quando tem mais hipoglicemia, se está mais dentro da meta, ou não. Isso faz com que se sintam mais motivados a melhorar, monitorar mais, fazer um melhor autocontrole”, garante.
Entregas em sequência
Em um primeiro momento, os aparelhos serão entregues no segundo distrito, Visconde de Imbé. A expectativa é de que, com pouco tempo, todos os pacientes cadastrados para tratar diabetes também possam receber o aparelho com a tecnologia.
Qualquer paciente com diabetes tipo 1 e 2, atendido nas redes pública que esteja dentro dos critérios de uso, poderá ter acesso ao monitor.
“O diabetes não é uma condição individual. Trata-se de algo presente na vida de milhões de famílias. Neste novo cenário delicado de pandemia, há pessoas que estão no grupo de risco e podem desenvolver as formas mais graves da doença. O kit para aferição de HGT chega nesse contexto. É uma maneira de ajudar a manter a saúde em dia dessas pessoas que já sofrem com uma doença crônica. Tudo que precisamos evitar são episódios de hiper ou hipoglicemia, que podem levar o paciente para o pronto-socorro, o que pode expô-lo a riscos adicionais durante a pandemia”, destaca Juninho Azevedo.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-de-moraes-faz-a-distribuicao-de-monitor-e-fitas-hgt-para-medir-glicose-de-diabeticos/