PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES DISTRIBUI GRATUITAMENTE MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL PARA A POPULAÇÃO

“Foi um presentão, estou muito feliz por ter ganho essa máscara, e esse frasco de álcool em gel. Muito obrigado prefeito” – as palavras foram de dona Maria, de 88 anos. Ela e sua família moram na localidade de Serra das Almas, em Trajano de Moraes, e dizem nunca ter visto algo tão devastador acontecer, como o Coronavírus. O local foi um dos primeiros a receber pelas mãos do prefeito Rodrigo Viana, máscaras e frascos de álcool em gel. A embalagem personalizada caiu no gosto da população.

O trabalho é de formiguinha, ou seja, aquele em que o profissional de saúde precisa ir de casa em casa entregar o kit para imunização e higienização pessoal das mãos. E foi desta forma que o chefe do executivo deu o chamado pontapé inicial na campanha que ganhou o título: “Eu cuido de você, e você cuida de mim”. Porventura o morador não receba o kit, pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, e retirar com um profissional de saúde o kit.

Desde a semana passada, o governo municipal, através da secretaria municipal de Saúde distribui kit com máscara 100% algodão e um tubo de álcool em gel recarregável para ajudar a população a se prevenir da Covid-19, e a cumprir o decreto municipal que orienta o uso de máscaras, além da portaria que tornou obrigatório a circulação de pessoas no comércio e ruas da cidade.

As máscaras foram confeccionadas com tecido que não dá alergia aos usuários. “Ela tem duplo camada, cores variadas, como por exemplo, azul escuro, preto, branca e bege, além de tamanhos que se adéquam ao rosto. O material é100% em algodão, o que oferece maior conforto a população e não irrita a pele. Assim os usuários podem andar seguros e mais tranqüilos quando precisar sair de casa,já sabe, precisa carregar o kit”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

De acordo com ele, a ação está sendo desenvolvida em todo o município e principalmente na zona rural para atender as pessoas que têm necessidade em sair de casa e não sabem ou não tem condições financeiras de adquirir máscaras e álcool em gel. “Nossa intenção é distribuir para toda a população trajanense. Quero pedir aos nossos amigos e amigas que só saiam de casa em caso de extrema necessidade. Vamos manter o isolamento social. Acredito que tão logo teremos nossa vida normalizada”, enfatizou.

A utilização de máscara e álcool gel é recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) no enfrentamento ao novo coronavírus. “O trabalho de conscientização já vinha sendo feito nas operações das Barreiras Sanitárias. Agora, com a distribuição destes itens, nós vamos, não somente orientar, como também incentivar o cidadão a utilizá-los. Tem muitos que não acreditam a gente mostra, explica que é um vírus que está aí e o contágio é quando está aglomerado. A população precisa entender que tem que se proteger. Quero agradecer o empenho de todos os funcionários indistintamente”, concluiu o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-de-moraes-distribui-gratuitamente-mascaras-e-alcool-em-gel-para-a-populacao/