AGENTES DA DEFESA CIVIL E DO MEIO AMBIENTE PODAM ÁRVORE PARA OFERECER SEGURANÇA A MORADORES EM TRAJANO

A arborização é um componente de grande importância na paisagem das cidades, e em Trajano de Moraes não é diferente. Além da função paisagística, ela também exerce outras ações como proteção contra a força dos ventos, sombreamento, ambientação à permanência dos pássaros, absorção de poeiras e sólidos em suspensão, contribuindo, assim, com a melhoria da saúde física e mental da população. A equipe da secretaria municipal do Meio Ambiente, e da Defesa Civil precisaram trabalhar mais uma vez em conjunto. Desta por conta de uma árvore que ameaça uma residência.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Willian Castelani Avila, o trabalho começou pelo corte de galhos que estavam afetando o telhado da casa. “Embora seja de fundamental importância na vida do município, as árvores podem entrar em conflito com os equipamentos públicos e outros elementos do espaço urbano, mesmo quando é feito um bom planejamento na arborização. Neste caso aqui especifico, ela estava afetando a casa, ou seja, oferecia sérios danos aos moradores. A intensidade das podas tem sido variável em Trajano, ou seja, só em caso de risco”, explicou.

Tentando evitar ações dessa natureza, a prefeitura, através das secretárias responsáveis realizaram a limpeza, poda e corte. “A área ficou isolada para o corte total da árvore, por se tratar de um arbusto muito grande. Desta forma evitamos que alguém fosse caso algum galho caísse ou desprendesse de partes superiores. Motosserras e cordas foram usadas no corte. Uma escada de longo alcance possibilitou o acesso às extremidades da árvore. Todo o trabalho exigiu cuidado para que a retirada não provocasse danos à casa, sobretudo ao telhado”, narrou o secretário municipal da Defesa Civil, Mauricio Batalini.

Os funcionários que participaram da ação estavam usando material de segurança, ou seja, os chamados Equipamentos de Proteção Individual – EPI. “O perigo de queda aumentava em casos de temporais e ventanias. Essa árvore oferecia sim risco aos moradores. Um profissional da área avaliou toda a estrutura antes da ação. Nossa preocupação esboçou desde o início riscos com crianças e até mesmo idoso que por ventura passasse pelo local. Vamos ter que fazer podas em outras árvores. O trabalho esta sendo feito com total segurança e orientação da Defesa Civil do município”, destacou o secretário Willian Castelani.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/agentes-da-defesa-civil-e-do-meio-ambiente-podam-arvore-para-oferecer-seguranca-a-moradores-em-trajano/