PREFEITO RODRIGO VIANA E VEREADORES MARCAM PRESENÇA NA POSSE DA NOVA SECRETÁRIA ESTADUAL DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DANIELE BARROS

O Prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, vereadores e equipe de governo, participaram da posse da nova secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa Daniele Barros. A solenidade foi no espaço cultural Sala Cecília Meireles, no bairro da Lapa, área central do Rio de Janeiro. O chefe do executivo parabenizou a nova presidente. O governador Wilson Witzel e alguns deputados da esfera estadual e federal marcaram presença no evento.

O prefeito Rodrigo Viana, fez questão de registrar o momento ao lado dos vereadores de base, destacando a nova secretária a importância de uma parceria com o município, no que diz respeito desenvolvimento e apoio à cultura local. “Daniele Barros é uma grande amiga e tenho certeza que irá olhar com carinho para nossa amada Trajano de Moraes. Com o apoio e incentivo do Governo do Estado, vamos poder fazer muita coisa para o desenvolvimento sócio cultural de nossa cidade”, comentou.

Daniele Barros é graduada em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ), Danielle foi subsecretária de Cultura da prefeitura do Rio. A nomeação da nova titular da pasta foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial. “Temos o compromisso com as prefeituras que é integrar o estado, através das secretarias de Cultura e Turismo, com os eventos que os municípios promovem. Portanto, temos que promover isso, inclusive, para fora do estado”, disse o governador durante a cerimônia.

De acordo com Danielle, o objetivo da secretaria é democratizar a cultura. “Nosso trabalho será rumo à democratização da cultura no Rio de Janeiro e à distribuição dos investimentos, que devem servir para o fortalecimento da política pública estadual, integrando todo o setor e toda forma de arte. Quero agradecer a presença do prefeito Rodrigo Viana, dos vereadores da base e de parte de sua equipe de governo, e dizer que estamos todos juntos nesta luta por um estado mais cultural”, afirmou.

O Deputado Federal Áureo Ribeiro, começou seu discurso narrando parte da música do grupo Titãs. “A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte. Desta forma faço uma homenagem ao grupo Titãs e pedindo licença para complementar, eu diria que a gente merece diversão, arte e também acesso à cultura. Toda brasileira ou brasileiro; todo jovem, toda criança tem direito ao acesso à cultura. O Estado do Rio de Janeiro é a capital da cultura brasileira porque aqui convivem todos os elementos: temos uma geografia e natureza invejáveis, onde o mar e a montanha se encontram; temos a diversidade de raças; fomos o berço da moda; construímos um patrimônio cultural com inúmeros museus, teatros, e salões”, disse.

Vale destacar que entre as principais ações e entregas da secretaria de Cultura e Economia Criativa durante o ano estão à abertura de 20 salas de leitura – duas delas em unidade prisionais, a 3º edição da LER, o Game XP, Festivais Rio de Telas e Art Rio 2019, além dos apoios aos espetáculos do Theatro Municipal e OVO, do Cirque du Soleil. Também está sendo formalizado o apoio do Governo do Estado à 21ª edição do Festival do Rio. São R$ 700 mil via Lei de Incentivo (através da Enel). Desde 2015, o governo estadual não concedia incentivo para a realização do festival.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-rodrigo-viana-e-vereadores-marcam-presenca-na-posse-da-nova-secretaria-estadual-de-cultura-e-economia-criativa-daniele-barros/