Prefeito Carlinhos assina convênio contra a seca em Trajano de Moraes

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

Foto arquivo: Vice-prefeito Omair Diniz com o Secretário Christino Aureo, um grande parceiro de Trajano de Moraes

O prefeito de Trajano de Moraes, Carlinhos Gomes, esteve no último dia 11 de janeiro assinando um convênio com o Governo Estadual, onde receberá investimentos para enfrentamento dos efeitos da estiagem na região. Seguindo os protocolos na importante reunião, Carlinhos esteve reunido com o Governador Pezão e secretário estadual de Agricultura Christino Áureo e soube que todo processo acontecerá através de recursos do Banco Mundial através do Programa Rio Rural, na ordem de 30 Milhões para os municípios mais atingidos pela seca na região Norte, Noroeste e parte da Serrana, com a perfuração de poços artesianos de uso coletivo, assim obtendo mais água e investindo em mais comidas para animais.

Estiveram acompanhando o prefeito trajanense, o vereador Jorginho Diniz e o técnico da Emater-Local Roberto Laje Jr. Juntos, as autoridades ficaram sabendo que será nomeada  uma força-tarefa formada por técnicos das empresas vinculadas à secretaria de Agricultura – Emater-Rio e Pesagro-Rio – e da Defesa Agropecuária. As ações vão beneficiar cerca de 13 mil pequenos produtores prejudicados pela estiagem no estado e serão executadas durante todo o ano de 2015. Para receber os benefícios os proprietários deverão adotar as práticas indicadas pelo programa Rio Rural, que promove a agricultura sustentável em 350 microbacias do estado.

Em Trajano de Moraes e demais cidades integrantes deste importante projeto contra a seca, deverão realizar reuniões nas suas comunidades para decidir através do COGEM (Comitê Gestor de Microbacias)  de aceitação do Rio Rural Emergencial e nestes municípios já foram realizados estudos técnicos pela empresa responsável pelos recursos hídricos e será determinado por um técnico a quantidade  de perfuração de poços artesianos e distribuição até as residências.

No município de Trajano de Moraes, que está dividido em seis microbacias: Baixo e Alto Macabu, Serra das Almas, Barra dos Passos, Visconde de Imbé e Caixa D’água, reuniões começarão a ser realizadas e através do empenho do prefeito Carlinhos Gomes, os produtores terão um auxílio importante para vencer a crise perante a estiagem neste verão, onde está sacrificando animais na maioria bovinos, com a falta de água e alimentos.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-carlinhos-assina-convenio-contra-a-seca-em-trajano-de-moraes/