PARCERIA DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E EMATER LEVA CURSO DE PRODUÇÃO DE MASSAS AO DISTRITO DE SODRELÂNDIA

Pense em uma fruta que todo mundo adora. Agora pense no fato de essa fruta ser de fácil cultivo e de alta produção. O município de Trajano de Moraes, é tida como a quarta maior produtora de banana no estado do Rio de Janeiro. De olho neste nicho, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro – Emater está oferecendo curso de Tecnologia e Elaboração de Doce em Massa aos moradores. Sodrelandia – 5º distrito foi o primeiro a receber as aulas que foram ministradas pela instrutora Vanessa Cristina de Paula Lage.

“O prefeito Rodrigo Viana pediu que fosse viabilizado algo útil a população. Aqui em Trajano vários produtores rurais cultivam a fruta e produzem mais de 1 milhão de toneladas de banana por ano. Pensando nisso, começamos com o curso de Tecnologia e Elaboração de Doce em Massa. Estamos levando através das aulas conhecimentos e especialização. Os moradores tiveram a oportunidade de aprender e aperfeiçoar a confecção e o manuseio de massas”, explicou a secretária da pasta, Juliana Esteves Viana.

A iniciativa deve fazer da fruta uma segunda fonte de renda na vida das alunas. Se é possível? Claro que é. Sabe como? Comercializando banana em forma de doce. O curso ensinou teoria e prática e reforçou os conhecimentos em noções básicas de higiene para manusear o alimento. Vale ressaltar que todos os protocolos de segurança determinados pelo Ministério da Saúde foram seguidos, como o uso de máscara e álcool gel.

“A capacitação tem como objetivo a promoção e inclusão das alunas no mundo do trabalho, por meio de ações de identificação, sensibilização, desenvolvimento de habilidades e futuramente uma posição financeira independente. A próxima localidade a receber o curso será Monte Café – 3º distrito. As inscrições podem ser feitas na escola em Doutor Elias”, comentou Juliana Esteves Viana.

De acordo com a instrutora, Vanessa Cristina de Paula Lage, a banana é a segunda fruta mais consumida pelas famílias brasileiras. “Neste curso, elas aprenderam as técnicas utilizadas na produção do doce. Este curso objetivou a fabricação artesanal de doces e a ajudar aquelas que desejam ingressar na atividade, para a fabricação de produtos que atendam às normas sanitárias e de qualidade, mantendo as características artesanais desejadas pelos consumidores. Quero agradecer a gestão pública municipal pela parceria”, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/parceria-leva-curso-de-producao-de-massas-ao-distrito-de-sodrelandia/