MONTE CAFÉ: PROGRAMA LIMPA RIO GARANTE MANUTENÇÃO E LIMPEZA DOS CANAIS

A prefeitura de Trajano de Moraes continua os serviços de limpeza dos córregos, no distrito de Doutor Elias, chamado também de Monte Café. Tudo isso por conta de uma parceria com o Governo do Estado, através do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O Programa Limpa Rio tem atuado no local com a desobstrução dos canais, e com a finalidade de melhorar o escoamento das águas. A ação já está trazendo resultados positivos para a população, antes mesmo das intervenções serem concluídas.

Os serviços contam com a orientação e fiscalização do engenheiro do INEA – Ricardo Ferreira e do vereador vereador João Francisco Fernandes – o popular Joãozinho. Durante a operação, parte da vegetação dos rios eventualmente é retirada para que as máquinas cheguem ao local de limpeza. “Após a retirada do lixo, areia e lama acumulados no leito, que prejudicam a vida destes corpos hídricos, a maquina passa à etapa de recuperação do leito. Para entender o impacto desta ação para a população local, nada melhor do que comparar o rio em dias de chuvas fortes”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.

Em Doutor Elias, uma máquina escavadeira tem feito todo o trabalho. A expectativa da prefeitura é que com as tarefas realizados os focos de insetos, roedores e animais peçonhentos diminuam e o fluxo de água nos rios e córregos aumente, evitando enchentes e alagamentos nos períodos das fortes chuvas.

“Trajano de Moares, tem um histórico de urbanização erguida às margens dos rios e córregos. Este tipo de ocupação, reconhecida hoje como irregular, foi encarada com naturalidade por longo período. Infelizmente o descarte de esgoto e lixo são comuns nessas áreas, e o resultado não poderia ser diferente, rios e córregos poluídos, assoreados, locais propícios a contaminação de doenças, alagamentos, infestação de roedores, insetos e animais peçonhentos”, observa.

Essa parceria com o Governo do Estado por meio do INEA, foi viabilizada pelo deputado estadual André Corrêa, e garantirá nos próximos meses a população que mora nessas regiões, rios e córregos limpos, mas a consciência de quem mora nessas áreas deve ser diária. “Apesar das obras ainda não terem finalizado, é bom demais o agradecimento e satisfação de todos os envolvidos”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/monte-cafe-programa-limpa-rio-garante-manutencao-e-limpeza-dos-canais/