MÁQUINA DO PROGRAMA LIMPA RIOS CHEGA AO DISTRITO DE BARRA DOS PASSOS

Uma grande operação de dragagem e limpeza de rios e canais que cortam boa parte dos distritos e comunidades rurais e o município de Trajano de Moraes está sendo realizadas por equipes de funcionários do Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro – INEA. A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, e também com o apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

A iniciativa começou com a desobstrução e retirada de lixo e excesso de vegetação no rio que corta o distrito de Barra dos Passos – área rural de Trajano.  O local no período de chuvas intensas costuma transbordar oferecendo risco aos moradores e a população ribeirinha. De acordo com o vice-prefeito Jorge Diniz, o serviço irá ajudar também no escoamento das águas. “A gente vem trabalhando para oferecer sempre o melhor à população. O prefeito Rodrigo Viana não polpa esforços”, disse Jorginho.

As máquinas começaram a limpeza no rio, um dos responsáveis por receber grande parte dos afluentes na região, se tornando assim canal direto desses leitos. Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Ralph Moreira, o trabalho já está em fase final. “Desde que assumimos a Gestão Pública este ano, esse rio, assim como tantos outros se tornou para nós uma preocupação, por isso priorizamos dentro de um cronograma de trabalho a limpeza dele”, explicou Ralph.

Em alguns casos, há grande quantidade de vegetação e lixo, que retém o fluxo que desce, e se não houver uma limpeza imediata o local se torna propicio a risco de enchentes. “Essa ação visa prevenir enchentes e alagamentos que ocorrem no período chuvoso. Este é um trabalho preventivo que nós realizamos para evitar o alagamento no período das águas. Isso vai diminuir os efeitos das fortes chuvas no município”, explicou o secretário.

A limpeza contribui também para que o grande volume de água proveniente das chuvas fortes escoe mais rápido. “Na limpeza deste rio, por exemplo, grande quantidade de vegetação e detritos foi retirada do canal. Quantas vezes Barra dos Passos foi inundada na gestão passada por falta de uma limpeza. O povo sofria muito e perdia parte dos seus bens com esses alagamentos. A vontade do prefeito Rodrigo Viana é que essa limpeza seja realizada com frequência para evitar as enchentes”, concluiu o vice-prefeito Jorginho.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/maquina-do-programa-limpa-rios-chega-ao-distrito-de-barra-dos-passos/