MAIS DE 2 MILHÕES É O VALOR QUE O CARTÃO ALIMENTAÇÃO DA PREFEITURA DE TRAJANO INJETOU NO COMÉRCIO LOCAL

Por Douglas Smmithy

Desde a implantação em 2020, a soma total já bateu a marca de R$ 2 milhões e 200 mil reais. Esse é o valor investido pela prefeitura de Trajano de Moraes, no Cartão Vale Alimentação, e gasto no comércio local. O beneficiário direto é o servidor público municipal, que recebeu no ano passado, um aumento de 25% no valor. De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, somente entre o mês de janeiro e fevereiro deste ano, a gestão pública já repassou mais de R$ 180 mil reais para recarga do mesmo.

Esse investimento tem um retorno fantástico, ou seja, ajuda a girar a economia no município. “Estamos fazendo de tudo para manter aquecido nosso comércio. O cartão com certeza é um incentivo. É preciso fortalecer ainda mais até que esse período de pandemia passe. Eu, o vice Matias Mendes e nossa equipe de governo, trabalharam pensando em várias formas de ajudar nossa cidade e uma delas foi essa. Os cartões podem ser usados na modalidade de débito para as compras em todos os mercados credenciados pela empresa administradora”, explicou o prefeito Rodrigo Viana.

Atualmente o Cartão Vale Alimentação soma a renda final de 722 servidores públicos ativos. Mas, vale frisar que o Cartão Vale Alimentação fica suspenso no mês corresponde ao período em que o servidor fica afastado do trabalho por qualquer motivo, inclusive em gozo de licenças autorizadas em lei. Nos meses correspondentes ao período em que o servidor estiver cedido a órgão público de outra pessoa jurídica também.  E nos meses correspondentes ao período em que o servidor estiver recebendo benefício de mesma natureza ou para a mesma finalidade, ainda que de outra forma, com outra denominação ou pago por pessoa jurídica.

O cartão é cumulativo, ou seja, o que o funcionário não gastar no mês, ele soma a recarga do mês seguinte. “Isso é ótimo para o servidor, pois ele tem a certeza que não perderá o valor já depositado no Cartão Alimentação. Esperamos desta forma estar ajudando o comerciante a fortalecer e aquecer a economia em nosso município. Outra informação importante é que o Cartão Alimentação não desconta nenhum centavo do servidor nem da prefeitura municipal por conta da concessão do benefício”, destacou o vice-prefeito Matias Mendes.

Os depósitos acumulados não podem ser transferidos para a conta salário do servidor público, ou seja, eles têm que ser gastos no comércio local.  Outro ponto positivo, é que o Cartão Vale Alimentação não é suspenso durante as férias ou licenças para tratamento de saúde do servidor. O secretário municipal de Administração e Reestruturação, Elair Pinheiro, explica que esse volume de gasto é positivo, tendo em vista que a ação dispõe da necessidade de uso no comércio cadastrado na cidade, ou nos distritos.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/mais-de-2-milhoes-e-o-valor-que-o-cartao-alimentacao-da-prefeitura-de-trajano-injetou-no-comercio-local/