Investir no turismo, mas de forma sustentável tem sido um dos focos da gestão pública municipal em Trajano de Moraes. A pedido do prefeito Rodrigo Viana, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Luiz Pecly Bueno se reuniu virtualmente com comerciantes da cidade e dos distritos, através de uma live. A ação aconteceu desta forma devido à pandemia Covid-19. Os assuntos: o resgate da Associação Comercial, a criação do Centro de Atendimento ao Turista, o fortalecimento da Sala do empreendedor em parceria gestão pública e comércio e apoio do Sebrae as micros e pequenas empresas.
Na pauta assuntos importantes como, por exemplo, o resgate da Associação Comercial do município. “A proposta é dar mais representatividade aos comerciantes em Trajano e nos distritos. Lembrando que não se trata apenas da abertura do comércio, mas há uma série de ações que a criação da entidade dará enquanto representante do um setor na cidade”, disse.
A idéia surgiu após o prefeito Rodrigo Viana perceber que desta forma a cidade se manterá ainda mais fortalecida economicamente. “Tudo na vida precisa-se dar o primeiro passo. Com a criação da Associação Comercial, vale dizer que começam os desafios reais. Como toda organização, para ser bem-sucedida a associação também precisará de uma gestão eficiente e comprometida com os propósitos da instituição. Os comerciantes sabem disso e a gestão pública municipal estará de portas abertas para esse incentivo”, afirmou o prefeito Rodrigo Viana.
Outro assunto abordado na live foi com relação à criação do CAT – Centro de Atendimento ao Turista, que estará interligada a Sala do Empreendedor e automaticamente a Associação Comercial. “Queremos incentivar os comerciantes. Desta forma ficará mais fácil a busca por parceria e a comunicação entre a gestão pública e o comércio estará mais aberto. Tenho certeza que no final quem sairá ganhando será a nossa população”, acredita o secretário, Tiago Luiz Pecly Bueno.
A formalização do comércio com apoio do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, ajudará muito também. “O SEBRAE, em especial, conta com suporte para as micro e pequenas empresas. Oferece cursos, orientação sobre aspectos legais, suporte para abertura de empresas, administração financeira, recursos humanos, enfim, tudo o que for necessário para estimular o crescimento do empreendedorismo no país. E aqui em Trajano ele ajudará muito”, concluiu o secretário da pasta.