COVID-19: PREFEITURA VOLTA A FAZER HIGIENIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS EM TRAJANO E DISTRITOS

O município de Trajano de Moraes voltou a fazer a desinfecção e higienização dos espaços públicos. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, com orientação da Vigilância e Saúde, atualmente interligada a pasta da Secretaria Municipal de Saúde. Todo o cronograma foi pautado pelo secretário Juninho Azevedo, em acordo com o prefeito Rodrigo Viana, que ainda se recupera da Covid-19. A higienização acontece nos pontos de maior movimento e aglomeração de pessoas, como agências bancarias, postos de saúde, supermercados e praças.

Os funcionários utilizam bombas de pulverização, o que resulta em ganho na desinfecção. “A medida visa garantir mais uma vez uma limpeza mais intensa em locais com um maior fluxo de pessoas. Com essa desinfecção, a prefeitura espera diminuir em até 50% o poder de contaminação do vírus, que vem crescendo no município apesar das medidas de prevenção já tomadas. As desinfecções são feitas por funcionários com uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), e roupas de proteção apropriadas para não ter riscos de contaminação”, explicou o secretário Juninho Azevedo.

Ainda segundo ele as equipes atuam em diferentes bairros do município e na zona rural. Já na área central, a higienização está sendo mais intensa, de forma que essa medida deverá ajuda a reduzir a transmissão da Covid-19. A Prefeitura de Trajano de Moraes recomenda que neste momento a população permaneça em casa, evitando aglomerações, e ao sair usem máscara e respeitem o decreto municipal.

“Esses locais carecem de uma atenção especial, devido à demanda de gente em busca de algo, como é o caso das agências bancarias que o cidadão vai lá para sacar algum valor ou receber e até mesmo pagar. Esses pontos são essenciais no trabalho. Atuamos com profissionais preparados. Nosso foco é a prevenção ao coronavírus. Não estamos medindo esforços para tentar combater o vírus na cidade. Agradeço a população por estar fazendo sua parte e a nossa equipe que tem se dedicado integralmente para preservar vidas”, disse Azevedo.

A mistura usada segue orientação do coordenador de Vigilância em Saúde, Saulo Pacheco e serve especialmente para a higienização dos locais. O produto combina água, cloro e hipoclorito de sódio (composto químico usado frequentemente como desinfetante e alvejante), conforme recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em seguida a mistura vai para as bombas costais de pulverização.

“O trabalho será contínuo para que possamos minimizar qualquer possibilidade de aumento dos casos em Trajano. Estamos adotando as recomendações e precauções baseadas nas informações técnicas dos órgãos de saúde oficiais. Quero agradecer ao prefeito Rodrigo Viana e ao secretário de Serviços Públicos, Juninho Azevedo e de sua equipe pelo trabalho desempenhado. Agradeço também ao secretário de Saúde, Lucas Esteves e toda equipe”, comentou coordenador em Vigilância em Saúde, Saulo Pacheco.

Vale ressaltar que as medidas adotadas no combate à pandemia de coronavírus em Trajano de Moraes e nos distritos seguem os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos governos federal, estadual e municipal – em entendimento ao decreto publicado pelo prefeito Rodrigo Viana – com atualização diária exigida pelo protocolo de combate ao Novo Coronavírus.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/covid-19-prefeitura-volta-a-fazer-higienizacao-dos-espacos-publicos-em-trajano-e-distritos/