JOVENS DE TRAJANO E MADALENA QUE ATUAM COMO PROTETORES DOS PARQUES FAZEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

O município de Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena diplomaram os integrantes do projeto Protetores dos Parques – da parte teórica. A Secretaria de Estado do Ambiente e o Inea, capacitaram jovens que atuarão como protetores dos parques, através do projeto de educação ambiental lançado pela Secretaria de Estado do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A apresentação contou com a presença do vice-prefeito Jorginho Diniz, do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo Tiago Pecly, o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Eliandro Garcia.

Desde o começo, as aulas abrangeram atividades de educação ambiental e arte-educação em moda e música, com oficinas do Ecomoda (confecção de roupas, bolsas e acessórios a partir da reutilização de restos de tecidos, jeans usados e etc.) e Funk Verde (percepção musical com instrumentos musicais produzidos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos).

O Projeto Protetor dos Parques é voltado para a capacitação de jovens entre 15 e 29 anos, moradores de comunidades situadas nas zonas de amortecimento dos Parques Estaduais.  “O objetivo é estimular o desenvolvimento e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a necessidade de conservação dessas três unidades de conservação contempladas pela iniciativa. Aqui em Trajano o projeto foi um sucesso. Quero agradecer a todos os envolvidos nessa atividade que com certeza fará uma diferença grande na vida desses jovens”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Murilo Portugal.

Entenda o projeto – As aulas acontecem nos núcleos do projeto situados nas cidades de São João da Barra, Santa Maria Madalena, Trajano de Morais e Teresópolis. Ao final do curso, esses jovens apresentam um plano de ação de intervenção local voltadas para o monitoramento e o  controle do ambiente e para políticas públicas socioambientais.  A expectativa é capacitar cerca de 160 jovens até fevereiro do ano que vem.

“O projeto visa expandir as atividades através da implantação de um conjunto de ações socioambientais integradas (educação ambiental e arte educação) que visam informar, sensibilizar, mobilizar e envolver a todos os envolvidos nas áreas abrangidas, com enfoque nas questões emergentes da preservação e conservação de seus recursos hídricos e florestais, além de campanhas para a coleta, destinação e reaproveitamento de resíduos sólidos”, afirmou a gerente de educação ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente, Ângela Canal.

“Durante a aula, foi apresentado o que é o projeto, além do início do diagnóstico sobre o lixo, o resíduo local e o que fazer com ele dentro da moda”, ressaltou o coordenador do curso Ecomoda, o estilista Almir França.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/jovens-de-trajano-e-madalena-que-atuam-como-protetores-dos-parques-fazem-apresentacao-de-trabalhos/