JIBOIA É DEVOLVIDA A SEU HABITAT PELA DEFESA CIVIL DE TRAJANO

Sua mordida é dolorida e provoca inflamações no local

A Prefeitura de Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio, realizou a soltura de mais um animal a natureza, e desta vez uma jiboia. O animal pesava cerca cinco quilos e media aproximadamente um metro de meio. A soltura aconteceu dentro de área verde, mais afastada da região urbana onde não há visitação das pessoas.

O secretário municipal de Defesa Civil, Renato Estellet, destacou o trabalho de preservação de espécies no local. “Nós sempre recebemos animais selvagens capturados, em sua maioria, pelos moradores. A partir daí damos o cuidado necessário e procuramos devolvê-los próximo ao local em que foram encontrados ou de forma mais segura, os locais mais afastados para que o mesmo não volte e ameace”, explicou.

Ainda de acordo com Renato, é importante devolver o animal a natureza para que o mesmo cumpra seu papel no equilíbrio da natureza. “Antes de voltar a seu habitat natural o animal é examinado e considerado saudável. Caso esteja ferido e precisando de cuidados, outro procedimento é feito antes da soltura. Nunca mate o animal, seja ele qual for”, disse.

Essa espécie não é venenosa, mas é capaz de se enroscar em sua preza causando sufocamento e lesões. Sua mordida é bastante dolorida e provoca inflamações. Na natureza ela se alimenta de roedores, muito abundantes em seu habitat natural. “Uma cobra deste tamanho quando adulta, é capaz de fazer de presa até um cachorro”, informou Renato.

Vale ressaltar que é crime ambiental, matar ou caçar animais silvestres, mesmo dentro das cidades, e constitui em pena de 6 a 12 meses e multa. Por isso, avistando um animal como esse e o mesmo, oferecer ameaça, é necessário que informe a Defesa Civil de Trajano por meio dos telefones: (22) 2564-1131 / (22) 2564-2314 / 199.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/jiboia-e-devolvida-a-seu-habitat-pela-defesa-civil-de-trajano/