Inea confirma volta das obras na Represa de Trajano de Moraes

Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) estiveram na semana passada reunidos  no gabinete do prefeito de Trajano de Moraes, de onde trouxeram um grande notícia: – “Que as obras de limpeza reiniciarão em breve”. Segundo fontes de engenheiros, dentro de poucos dias o município receberá máquinas e caminhões para continuar revitalização da Represa. A  notícia deixou muito animado o chefe do executivo trajanense, já que explicando à imprensa disse que as obras foram interrompidas devido as intensas chuvas que assolaram toda a região no fim do ano de 2011, o que fez o instituto do Governo do Estado remanejar o maquinário às regiões atingidas fortemente com deslizamentos de encostas.

Vale afirmar que esta obra teve início no ano passado quando o prefeito Carlinhos,  atendendo o pedido dos moradores locais, iniciou o esvaziamento do lago da Represa, já que com despejos de esgotos direto no local, apresentava mal cheiro e aglomeração de moscas, entre outros bichos perigosos. O INEA, vendo a boa atitude da prefeitura, realizou logo a parceria enviando várias máquinas e caminhões para acelerar todo o processo da obra de limpeza da Represa trajanense.

Para a previsão dos engenheiros e técnicos, que já estão se deslocando para o município, as obras deverão durar cerca de 3 meses sendo disponibilizado para chegar também dez trabalhadores, duas máquinas de grande porte e seis caminhões para auxiliar a limpeza da retirada da lama e vegetação do centro do lago da represa e, logo depois, acontecerá a recuperação do local e também a construção de uma estação de tratamento de esgoto para evitar a contaminação das águas que alimentam o grande lago em Trajano de Moraes.

Por Geraldo Carvalho

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/inea-confirma-volta-das-obras-na-represa-de-trajano-de-moraes/