GUARDA MUNICIPAL E DEFESA CIVIL DE TRAJANO ALERTAM SOBRE ANIMAIS SOLTOS A BEIRA DAS RODOVIAS

Deixar cavalos e bois na rua ou a beira de rodovias é crime e situação pode causar graves acidentes. Em Trajano de Moraes, a Guarda Municipal e a Defesa Cívil têm trabalhando juntas para coibir esse tipo de transtorno. Animais de grande porte, geralmente equinos são fáceis de serem vistos soltos pelas ruas e rodovias de Trajano de Moraes, e aumentam cada vez mais a insegurança de motoristas e pedestres, que frequentemente são surpreendidos por eles durante o seu trajeto.

A Guarda Municipal e a Defesa Cívil têm trabalhado para coibir esse tipo de perigo. Os casos se tornam também uma preocupação aos condutores, e uma tarefa aos responsáveis pela gestão pública municipal. Vale destacar que essas ocorrências não se restringem apenas às áreas rurais, que geralmente já são sinalizadas e a pratica de animais soltos se tornou uma atividade comum. A presença deles está se tornando corriqueira também nas áreas urbanas, e ou as margens das rodovias. Se a reação dos animais já é imprevisível, a de quem está no volante ou pilotando uma motocicleta, deve ser redobrada.

E as consequências da presença desses animais na pista são perigosas, pois, além dos atropelamentos, a colisão inesperada de animais com veículos em velocidade pode resultar em graves acidentes. A Guarda Municipal, e a Defesa Civil têm intensificado a fiscalização em vários locais. Por isso, vale destacar que os motoristas que trafegaram nestes locais devem redobrar a atenção. Segundo o comandante da GM, Adilson Vieira, essa tem sido uma das principais causas de acidentes de trânsito em toda a região, nos últimos meses.

Segundo ele, a primeira coisa que se deve fazer, nesses casos, tanto em áreas rurais quanto em urbanas, é, assim que o condutor perceber a presença de animais na pista, reduzir a velocidade do veículo, a fim de evitar uma colisão, e sinalizar para os demais veículos na via. A Guarda Municipal, e a Defesa Civil orienta ainda a não buzinar nem utilizar luz alta no farol do veículo, para não assustar o animal.

As denúncias sobre animais soltos poderão ser feitas para a Guarda Municipal e ou Defesa Civil pelo telefone (22) 2564-2314. “Pretendemos fazer uma campanha educativa. A campanha deverá incluiu a distribuição de folhetos explicativos para alertar sobre os perigos que os animais representam na pista, além de informar os procedimentos necessários para minimizar os riscos de acidentes”, disse Vieira.

Ela destacou ainda a importância da Guarda Municipal e Defesa Civil para a realização desta ação. “Estamos trabalhando fortemente em relação aos animais soltos nas vias. Essa parceria é muito importante em todas as ações envolvendo o trânsito e os animais, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Nosso dever é conscientizar os proprietários e os motoristas, para que tenham consciência na hora da condução do veículo e desviar, evitando colisões”, concluiu o comandante Adilson Vieira.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/guarda-municipal-e-defesa-civil-de-trajano-alertam-sobre-animais-soltos-a-beira-das-rodovias/