Festa do Inhame uniu produtores no 4º distrito de Trajano de Moraes

Todo o 4º distrito do município de Trajano de Moraes festejou, no último fim de semana, a sua 1ª Festa do Inhame, reunindo produtores e amantes do legume que está nas mesas de donas de casa de todo o Brasil. Por dois dias, a aconchegante comunidade de Ponte de Zinco, que produz cerca de 200 toneladas de inhame por ano, recebeu visitantes em uma grande programação festiva preparada pela prefeitura.

No sábado, amantes de vôo de parapente coloriram os céus do Ponte de Zinco e Serra das Almas com a realização de um campeonato que reuniu 55 pilotos. Durante o dia aconteceu ainda apresentação de quadrilhas, concurso de melhor prato a base do Inhame e o concurso Garota Inhame 2012.

No desfile, 10 belas candidatas locais disputaram o importante título. A jovem Paula Maressa Mafort da Costa foi eleita a garota campeã da festa, sendo coroada pela primeira-dama Rejane Gomes e pelo Secretário Municipal de Agricultura Elizeu Shuindt e reinará por um ano como Garota Inhame, representando sua comunidade em eventos sociais. A 2ª colocação ficou com Ingrid Klen e 3º com Milena Knup.

No concurso do melhor prato feito a base do inhame, a grande vencedora foi a produtora Shirley de Fátima Heller Ribeiro, que, com o delicioso prato pudim de inhame venceu a disputa e ganhou um lindo forno microondas.

A festa recebeu grande número de expectadores oriundos de várias partes do estado do Rio de Janeiro e o sucesso foi tanto que os produtores de inhame da região pediram as autoridades municipais que coloquem esta comemoração no calendário festivo do município.”Em nosso governo realizamos festas que incentivam e homenageiam nosso povo e é muito bom ver todos felizes e alegres participando da primeira festa do inhame aqui em Ponte de Zinco.” -disse Rejane Gomes, primeira-dama do município trajanense.

Por Geraldo Carvalho

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/festa-do-inhame-uniu-produtores-no-4-distrito-de-trajano-de-moraes/