FARMÁCIA MUNICIPAL DA PREFEITURA DE TRAJANO GARANTE GRATUITAMENTE MAIS DE 92 TIPOS DE REMÉDIOS A POPULAÇÃO

A prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem investido bastante para que a farmácia do município, e dos distritos esteja sempre abastecida de medicamentos para atender às necessidades de toda população. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves atualmente a Farmácia Municipal oferece mais de 92 tipos de medicamentos, e agora volta ao antigo endereço, na Policlínica, na Rua Coronel João Martins.

Os remédios mais procurados são os de uso contínuo. Os medicamentos mais procurados são: AAS, amoxicilina, ambroxol xarope, dexclorfeniramina xarope, dipirona em comprimidos e gotas, carvedilol, ciprofloxacino, ibuprofeno, levotiroxina, metronidazol. Já os de uso controlados são: amitriptilina, clonazepam gotas, diazepam comprimidos, haloperidol e fenobarbital.

O retorno da farmácia para o Centro da cidade foi uma solicitação da própria população. O prefeito Rodrigo Viana aprovou a idéia e hoje a Farmácia Municipal funciona ao lado da Policlínica, facilitando assim o atendimento de toda população. Para obter o medicamento o paciente deve apresentar a receita e os documentos pessoais e o cartão de cadastramento”, explicou Lucas Esteves.

A dona de casa Tatiane Felipe de 27 anos é moradora da localidade de Vila da Grama – Tapera, e precisou pegar mais de 4 tipos de medicamentos na farmácia. De acordo com ela, esses remédios vão ajudar muito em seu tratamento. “Só de pensar que não vou precisar gastar dinheiro comprando, fiz uma economia enorme. Esse valor que economizo, posso juntar para comprar alimento pra minha casa. Comigo moram atualmente 7 pessoas. Estou muito satisfeita com o atendimento na Farmácia Municipal”, disse.

O secretário de Saúde afirma que as farmácias sempre são abastecidas mensalmente, e com acompanhamento de um farmacêutico profissional. “Desde que assumi a Secretaria Municipal de Saúde de Trajano, tive essa preocupação. Temos um profissional da área de farmácia acompanhando os trabalhos, garantindo uma melhor qualidade no serviço. A população pode buscar o medicamento de uso agora em novo endereço, no Centro da cidade”, comentou.

Atualmente a Farmácia Municipal conta com cobertura de 98% de medicamentos disponíveis no estoque. “O paciente pode mediante a receita do SUS, retirar o medicamento em qualquer uma dessas unidades. Caso não encontre em uma delas, ele pode buscar nas outras farmácias disponíveis no município. O paciente faz a consulta, pega a receita fornecida pelo médico e se dirige a uma das farmácias para retirar os medicamentos necessários, explicou o prefeito Rodrigo Viana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/farmacia-municipal-da-prefeitura-de-trajano-garante-gratuitamente-mais-de-92-tipos-de-remedios-a-populacao/