EXAME PREVENTIVO É OFERECIDO PELA SECRETARIA DE SAÚDE DE TRAJANO NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Por Douglas Smmithy

Prevenção! No dia em que foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Prefeitura de Trajano de Moraes reforçou, através da Secretaria Municipal de Saúde, a importância da prevenção e dos cuidados da saúde feminina. O município conta com o Programa de Saúde da Mulher, que teve nos últimos meses vários serviços retomados e ampliados pela gestão do secretário da pasta, Juninho Azevedo.

No Posto de Saúde de Serra das Almas, por exemplo, foi realizada a coleta de Exame Preventivo, que tem como finalidade a prevenção do câncer de colo do útero e também a redução da mortalidade por câncer do colo do útero. Vale lembrar que o Exame Preventivo é indolor e rápido.

“A prevenção é a melhor maneira de cuidar da saúde e, em caso de alguma alteração, as chances de cura são muito maiores no início. Entendemos que um município com saúde de qualidade começa com acesso da população para realizar atendimento na Atenção Básica para prevenção de doenças, diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento”, disse o secretário Juninho Azevedo.

De acordo com a Coordenadora de Saúde da Mulher, Sofia Marinho, toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos, segundo o Ministério da Saúde.

“Mulher que se ama, se cuida. A coleta é realizada na policlínica na sede e nas unidades básicas de saúde pelo enfermeiro da unidade. O agendamento é realizado na recepção das unidades, basta à paciente ir até uma unidade e marcar seu exame. Essa ação teve todo apoio do secretário Juninho Azevedo e incentivo do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes”, explicou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/exame-preventivo-e-oferecido-pela-secretaria-de-saude-de-trajano-no-dia-internacional-da-mulher/