ESTUDOS MOSTRAM QUE TRAJANO DE MORAES PODE TER NA REGIÃO A MONTANHA MAIS ALTA DO NORTE DO ESTADO

Você provavelmente nunca ouviu falar de Moléson. Mas essa montanha, localizada na divisa de Trajano de Moraes e Macaé, com acesso pela localidade conhecida como Alto Macabu, bem próxima ao distrito de Lumiar e Sana carrega uma história muito interessante e possui detalhes marcantes. Seu nome liga a história da colonização do Brasil, e, além disso, é a montanha mais alta do Norte do Estado, com quase 1900 metros de altitude. Como pode uma montanha gigante como esta ficar desconhecida por quase 200 anos?

No dia 16 de maio de 1818 Don João VI baixou um decreto autorizando o agente do Cantão de Fribourg, Sébastien-Nicolas Gachet a estabelecer uma colônia de cem famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no distrito de Cantagalo, onde seria o núcleo inicial da povoação batizado como Nova Friburgo. Em 04 de novembro de 1819 chegava o primeiro navio, o Daphnèe, trazendo as primeiras famílias de imigrantes Suíços. Esse foi o primeiro movimento organizado, contratado pelo governo brasileiro, de imigrantes europeus a se estabelecerem no Brasil.

Moléson é uma montanha famosa na Suíça com 2002 metros de altitude é um símbolo dos pré Alpes no Cantão de Fribourg e em seus flancos fica o vilarejo de Moléson-sur-Gruèyres, o ponto de partida para a montanha e a  porta de entrada para a  maior estação de esqui de Fribourg.  A maior parte dos imigrantes suíços que chegaram ao Brasil em 1819 e se estabeleceram em Nova Friburgo e arredores em Trajano de Moraes (Alto Macabu, Tirol, Sana) vieram deste Cantão, deve ter sido esse o motivo pelo qual batizaram um alto monte com o mesmo nome da montanha da sua terra. O que não imaginavam é que somente em 2017, quase duzentos anos depois de sua chegada que este monte iria ter o reconhecimento e divulgação como o mais alto da região.

O Moléson, do Brasil, está registrado nos mapas do IBGE desde a década de 1970, porém não possui nome nos dois mapas em que aparece e fica situado bem no canto superior, passando praticamente despercebido. Como não possui um cume destacado e seu topo tem uma forma curva bem suave não chama a atenção, talvez seja por esse motivo que ficou até agora desconhecido. Alguns moradores locais chegam a se referir como morro Molezão, uma modificação do nome correto.

Outra particularidade é que toda a sua crista, inclusive o ponto mais alto é a divisa entre Trajano de Moraes e Macaé. Seu cume é raramente frequentado, somente alguns moradores locais e alguns poucos montanhistas o visitaram, sua altitude registrada nas cartas do IBGE é de 1980 metros, mas recentemente foi registrada por GPS a altitude de 1860 metros. Essa altitude o torna o mais alto de Trajano de Moraes e de Macaé. Como Macaé se situa no Norte do Estado e nessa região não existe uma montanha mais alta do que o Moléson, também é a montanha mais alta do Norte Fluminense. Nem no Parque Estadual do Desengano, que possui algumas montanhas elevadas, existe uma mais alta, o ponto Culminante do Parque do Desengano é o Pico do Desengano com 1761 metros.

No dia 7 de dezembro de 2017, um Grupo de Montanhistas de Macaé e de Trajano de Moraes com o apoio da Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes, visitou o Moléson com o objetivo de reconhecer, consolidar a trilha e confirmar a altitude. A expedição foi um sucesso, no início a paisagem se assemelha ao Sul do Brasil com muitas araucárias, casas de madeira, muitos adultos e crianças louras, de pele e olhos claros, sem falar na temperatura, um frio de inverno.

O trecho de Mata Atlântica é exuberante, mata fechada, com bromélias, orquídeas e árvores imensas e durante a trilha, a quantidade de pássaros é impressionante, com cantos de trinca-ferros, arapongas e surucuás da barriga amarela, Jacus entre outros.  Chegando ao ponto mais elevado foi confirmada por GPS a altitude de 1860 metros e de lá se tem uma visão do Oceano Atlântico, Macaé, Rio das Ostras, Barra de São João, Búzios e Arraial do Cabo, região serrana de Friburgo, Macaé, Trajano, Conceição de Macabu e Santa Maria Madalena. No seu ponto mais alto a visão é de quase 360˚e é magnífica.

Em 2018 será comemorado o bicentenário da assinatura por Don João VI, do decreto autorizando a primeira imigração de europeus planejada no Brasil e em 2019 será comemorado o bicentenário da chegada dos primeiros Suíços, estamos em uma época oportuna para darmos destaque e divulgarmos a montanha mais alta de Trajano de Moraes e Macaé que está diretamente ligada à história do Brasil.

Essa montanha, que ficou desconhecida por quase 200 anos, está lá do alto de seus quase 1900 metros com sua mata atlântica, sua fauna e sua flora, da mesma forma que os primeiros colonos europeus do Brasil a avistaram e a nomearam com o mesmo nome de outra montanha magnífica. Esse é, portanto, um chamado a todos os aventureiros. Chegou a hora de desbravarmos suas belezas.

Participantes da Expedição:

Luís Eduardo Barreto Lima, Trilhar Aventuras, Macaé, RJ.

Welison Leal, Trilhar Aventuras, Trajano de Moraes e Macaé, RJ.

José Antônio Monteiro de Barros, Trilhar Aventuras, Rio das Ostras, RJ.

Anderson Poubel, Secretaria do Meio Ambiente, Trajano de Moraes, RJ.

Lenon Oliveira, Montanhista, Trajano de Moraes, RJ.

* Texto divulgação: Luís Eduardo Barreto Lima

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/estudos-mostram-que-trajano-de-moraes-pode-ter-na-regiao-a-montanha-mais-alta-do-norte-do-estado/