EQUIPE DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRAJANO PARTICIPA DO XXII ENCONTRO REGIONAL DO CONGEMAS

POR DOUGLAS SMMITHY

Após dois anos sem ser realizado devido a pandemia da Covid-19, aconteceu em Atibaia-SP, nos dias 17 e 18 de maio, o XXII Encontro Regional do CONGEMAS – Região Sudeste. O tema deste ano foi “O Futuro da Assistência Social no Brasil: Compromissos dos Governos na Superação da Fome e das Desproteções Sociais”. A secretária municipal de Assistência Social de Trajano de Moraes, Juliana Esteves Viana participou do encontro, acompanhada da subsecretária Carolina Lessa e da superintendente dos serviços de proteção social, Letícia Reis.

Durante o encontro foi possível apreciar diálogos importantes, e necessários diante do agravamento da pobreza e extrema pobreza no país, com o retorno da fome nos estados e nos municípios. Segundo a secretaria, os objetivos do encontro foram alcançados, pois é necessário debater sobre as políticas públicas para o bem-estar dos usuários de programas sociais.

O encontro teve como objetivo também mostrar os desafios na gestão pública municipal, principalmente no contexto da Covid-19, e as situações de desproteção social enfrentadas pelas gestões municipais de Assistência Social para garantir direitos da população em vulnerabilidade, reflexo do desfinanciamento público.

“O tema do evento foi bem atual. Essa participação foi importante, pois a educação permanente é um dever de todo gestor, indicada na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social, de Recursos Humanos”, disse.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/equipe-da-secretaria-de-assistencia-social-de-trajano-participa-do-xxii-encontro-regional-do-congemas/