ENXURRADA PREJUDICA ZONA RURAL EM TRAJANO E DEIXA VÁRIAS FAMÍLIAS SEM ACESSO

As chuvas que atingem a cidade de Trajano de Moraes e região desde a última quarta-feira (3), têm causado prejuízos enormes aos moradores da zona rural. A estimativa é que mais de 15 famílias que residem na localidade, e ao entorno de Córrego Vermelho estão sem acesso. O prefeito Rodrigo Viana e a equipe da Defesa Civil Municipal e funcionários da Secretaria Municipal de Obras estiveram no local, e também foram pegos de surpresa pela enxurrada.

O resultado é estradas destruídas, quedas de barreiras e de árvores, acessos interrompidos com a abertura de crateras, pontes de madeira destruídas pela força das águas e passagens deterioradas também pelo volume enorme de água nas canaletas das estradas. No momento em que vistoriavam a zona rural, o prefeito Rodrigo Viana e as equipes, foram pegos por uma enxurrada, obrigando-os a permanecer num ponto parados por várias horas.

“A gente precisa prestar assistência as famílias da zona rural, e isso que viemos fazer aqui. Infelizmente no momento em que fazíamos o balanço dos estrados, fomos pegos por mais uma enxurrada que nos deixou sem acesso. Os moradores nos acolheram e até lanche nos serviram. Agora vamos fazer um levantamento emergencial disso tudo e começar a colocar as coisas no lugar. As famílias da zona rural de Trajano podem contar com a gestão pública”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Somente numa noite choveu mais que 112 milímetros, fazendo com que rios e cachoeiras subissem muito acima do seu nível normal, é o que atesta a Defesa Civil Municipal. “Estamos na medida do possível começando a dar passagem em vias que foram interrompidas. Contamos com a colaboração de todos, estamos de prontidão e toda a equipe de sobreaviso e prontidão para qualquer alteração”, afirmou.

Entre as ocorrências registradas na cidade, também está à interdição de pontes e a falta de água. O abastecimento na cidade chegou a ser comprometido. “Estamos começando a restabelecer gradativamente o problema da falta de água. Tivemos pontes interditadas na área rural que dependem agora de uma avaliação da Defesa Civil Municipal. Ainda não há um balanço dos estragos causados pelas chuvas na zona rural do município”, destacou o prefeito.

A Defesa Civil de Trajano atua conforme planejamento no auxílio e resposta aos chamados, como limpeza das estradas do interior, retirada de barreiras, desobstrução de bueiros e isolamento de áreas em risco. Qualquer emergência entre em contato com os números (22) 2564-2314 ou 199 para algumas operadoras.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/enxurrada-prejudica-zona-rural-em-trajano-e-deixa-varias-familias-sem-acesso/