ENCONTRO EM MARIA MENDONÇA RESGATA ASSISTÊNCIA HUMANIZADA COM ESTRATÉGIAS AO AGRONEGÓCIO

Por Douglas Smmithy // Fotos: Érika Flores

O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, marcou presença na primeira edição do ‘Extensionistas Sem Fronteiras’, realizado nesta quarta-feira (22), em Maria Mendonça. O objetivo do encontro, foi de aproximar o produtor das políticas públicas, através de ações implementadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio). A iniciativa é uma nova forma de manter o atendimento contínuo nas comunidades agrícolas e desenvolver negócios e dar qualidade de vida às famílias do campo. O vice-prefeito Matias Mendes, também marcou presença.

Entre as palestras técnicas ministradas, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste (Cidennf) abordou os ‘Caminhos para o Turismo Rural’ e o ‘Programa de Selo da Agroindústria’. O diretor de programas, projetos e integração, Ézio Tavares, pontuou sobre a estruturação de matrizes naturais, como o turismo rural, como alternativa de enriquecimento das cadeias produtivas. O encontro frisou ainda a proposta da iniciativa, destacando o esforço de integração com as prefeituras municipais que é aproximar os extensionistas dos produtores.

“O Extensionistas Sem Fronteiras’ é uma nova forma de trabalho, com metodologias mais específicas diferentes dos Dias de Campo. Acredito ser uma retomada da nossa conexão, do nosso contato físico com os agricultores, ampliando as informações de temas relacionados a tudo o que leva a uma agricultura sustentável. A prefeitura estará sempre de portas abertas para atender os agricultores”, disse o prefeito Rodrigo Viana, que destacou durante seu discurso a importância da presença de cada um no evento.

O projeto passa por diversas etapas até a formalização efetiva da cadeia turística, como o mapeamento e georreferenciamento das regiões até a certificação e notificação dos produtos. Ézio Tavares citou o Sistema Brasileiro de Inspeção (SISB) como vantagem competitiva para comercializar produtos de origem animal, por exemplo, em todo o território nacional.

O evento contou ainda com a participação de Alexandre Jacintho e Patrícia Giannini que ministraram sobre ‘Fertilidade do Solo’, Ricardo Belo e Flaviano Souza falaram sobre Crédito Rural Educativo e Agrofundo e o assunto sobre Segurança Alimentar e    Mercado Institucional, ficou a cargo de Vanessa Lage e Sheila Lopes. Já Luiza Saramago abordou sobre Aposentadoria Rural. No final a roda de conversa foi gerida por Gerson Yunes e Análise de Solos o responsável foi a Pesagro-Rio.

A secretaria de saúde apresentou o panorama de ações voltadas para a população do campo. “Foi apresentada as parcerias estabelecidas com a Emater para atendimento da população agrícola dentro de suas próprias comunidades, evitando o afastamento do trabalho”, concluiu a coordenadora de Atenção Básica, Michele Machado.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/encontro-em-maria-mendonca-resgata-assistencia-humanizada-com-estrategias-ao-agronegocio/