EM TRAJANO E VISCONDE TERCEIRA IDADE ADERE A CAMPANHA ‘NOVEMBRO AZUL’ COM ATIVIDADES FÍSICAS

O foco é amplo: conscientizar o próximo e chamar atenção para os cuidados com a segunda doença mais comum em homens: câncer de próstata. Em Trajano de Moraes, o mês encerra com a participação do grupo da Terceira Idade, praticando atividades através de um projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social, em prol do Novembro Azul. O objetivo, segundo a secretária da pasta, Juliana Esteves Viana, é conscientizar a população, principalmente a masculina, sobre os riscos.

E para que essa ação ganhe ainda mais notoriedade e alcance o máximo de pessoas com a meta de conscientizar e estimular o exame, atividades físicas foram desenvolvidas pelo CRAS de Trajano de Moraes, e de Visconde de Imbé. O instrutor e professor Junior Pinho, coordenou a ação que agitou os participantes, com a certeza que a Secretaria Municipal de Assistência Social termina o mês colaborando com a campanha Novembro Azul.

“É algo que temos que chamar atenção. Existem atualmente várias formas de prevenção e maneiras de diagnosticar a doença. Durante os exercícios físicos buscamos conscientizar a todos sobre o câncer de próstata. Vale dizer que toda ação gera uma reação! A prefeitura de Trajano de Moraes está fazendo a parte dela com ações voltadas para a campanha”, explicou o professor.

Ainda de acordo com ele, a prática de atividades físicas traz benefícios em qualquer idade, e é fundamental para garantir a saúde e bem-estar ao longo da vida. Isso porque o sedentarismo é um fator de risco comum a muitas doenças, entre elas o câncer e as doenças cardiovasculares.

“Essa campanha feita pela Terceira Idade visa também quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico. Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente. O recado é que todos procurem um médico”, concluiu o professor Junior Pinho.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/em-trajano-e-visconde-terceira-idade-adere-a-campanha-novembro-azul-com-atividades-fisicas/