Educação trajanense incentiva projetos de Educação Socioambiental

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

A Secretaria Municipal de Educação lançou um desafio e algumas escolas aderiram e o resultado foram momentos enriquecedores de reflexão, de sensibilização, de exercício de cidadania. As Escolas Municipalizadas Dr.José de Moraes Souza em Tapera, Ponte Nova em Ponte Nova e João de Moraes Martins em Visconde de Imbé, mostraram a preocupação com a fonte de vida, o ouro azul, o bem mais precioso:  A Água.

As Escolas Pinheiral e Fazenda do Tirol mostraram a importância da preservação do ambiente para que a Apicultura continue beneficiando os seres vivos, informando da importância das abelhas para a polinização e consequente propagação das espécies de nossa flora, sem deixar de citar os benefícios do mel. Em Maria Mendonça professores, alunos, funcionários e comunidade em geral através do Projeto “A Panela eu sujo, a panela eu lavo”, mostraram  que é possível fabricar sabão com o óleo de cozinha usado, impedindo assim que o mesmo seja descartado no solo, nos córregos, riachos e rios poluindo-os e prejudicando a vida dos seres vivos.

–  “Conceitos como Meio Ambiente, preservação, reciclagem, sustentabilidade tem sido bastante trabalhados pelos professores com seus alunos, aliás, nossos professores com sua criatividade e comprometimento têm feito a diferença.” Enfatizou a secretária Rosseline Carvalho.

No mês de março as escolas realizaram a 1ª Semana de Sensibilização e Conscientização quanto ao uso da água, usando para tal recursos como palestras, visitas orientadas, confecção de murais e produção de textos. No dia 5 de junho a convite dos organizadores da festa dos produtores e moradores de Maria Mendonça, escolas  de todos os distritos comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente numa festa cheia de atrações, com apresentações artísticas envolvendo dramatizações, coreografias, poesias, fantoches, concluindo com uma disputadíssima Gincana Ambiental envolvendo os Jovens de Maria Mendonça e os Jovens da Guarda Ambiental Mirim de Trajano de Moraes.

Em  28 de julho os jovens que disputaram a Gincana participaram de um passeio à Santa Maria Madalena visitando o Horto Central Florestal Santos Lima, a sede do Parque Estadual do Desengano, a UPAm do Desengano, a ETE do Bairro Arranchadouro e a Unidade de Triagem em separação do lixo. E agora no mês de Setembro acontecerá a 1ª MOSTRA TRAJANENSE DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, no dia 19, sábado letivo, a partir das 9 horas na praça Nilo Peçanha.

“Todo nosso trabalho  envolve secretaria, escolas, professores, alunos, funcionários e pais, tem como intenção provocar mudança na forma de pensar o Meio Ambiente e sua preservação e isso só acontecerá pela Educação, pelas ações desenvolvidas por nossos professores, que são os verdadeiros agentes de mudança da sociedade, com seus alunos. Todos nossos projetos na área sócio ambiental tem se tornado viáveis devido à parceria efetiva e eficaz que temos com as secretaria municipais de Defesa Civil e  de Meio Ambiente e também com o escritório local da Emater principalmente na pessoa do técnico Jorge Gil, um entusiasta da questão ambiental trabalhada com jovens. Foi gratificante ver as comunidades envolvidas nos projetos das escolas: pais contribuindo com seus conhecimentos adquiridos com suas experiências de vida e orgulhosos de ver seus filhos discutindo temas tão importantes para nosso futuro e o de nosso planeta; pessoas de mais idade comparando o ambiente que conheceram quando mais jovens, com o ambiente de hoje, dando depoimentos que impressionaram nossas crianças e adolescentes, pela firmeza com que foram feitos.” Comentou a Professora Rosseline, secretária Municipal de Educação.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/educacao-trajanense-incentiva-projetos-de-educacao-socioambiental/