DONA BEATA DE 103 ANOS É VACINADA CONTRA A COVID-19 EM VISCONDE DE IMBÉ

Dona Beata, de 103 anos, recebeu a dose da vacina Coronavac

Sorrisos e até choro de emoção e gratidão a Deus. Foi assim que Maria Isabel Machado, mas conhecida como dona Beata, de 103 anos, recebeu a dose da vacina Coronavac. Moradora em Visconde de Imbé, distrito de Trajano de Moraes, ela foi a primeira idosa acima dos 100 anos a receber em casa o imunizante. Sua filha Maria Clementina Ramos Castro, de 66 anos, comemorou o momento, e disse acreditar no fim da pandemia.

Já em Trajano de Moraes, o primeiro a receber a vacina, foi o aposentado Paulo Kautcher, de 92 anos. Ao todo dez profissionais entre enfermeiros, agentes de saúde e motoristas cumprem a ação. Trajano aplicou neste dia 68 doses. A ação aconteceu em conformidade com os profissionais de saúde, que seguem desde o início da campanha no mês passado, os protocolos do Ministério da Saúde.

“Graças a Deus ela tem uma saúde de ferro. Receber essa vacina é um alívio para nós. Como eu trabalho na linha de frente, já recebi duas doses e estou muito grata a Deus por esse momento. Agradeço também ao prefeito Rodrigo Viana e ao vice Matias Mendes por esse momento. Confesso que fiquei muito ansiosa pela vacinação”, disse ela.

Segundo o secretário da pasta, Juninho Azevedo, a saúde está seguindo o planejamento definido pelo município, com orientação do Ministério da Saúde, ou seja, os idosos que já são acompanhados pelas equipes da saúde da família serão vacinados pelos profissionais de saúde nas suas residências.

“No caso dos idosos com 85 anos ou mais que moram em áreas descobertas de equipes de saúde da família, é preciso que os responsáveis entrem em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e informem a necessidade de ser feita a vacinação. Uma equipe de saúde do município vai até a casa destas pessoas para aplicar a primeira dose”, explicou Juninho Azevedo.

A campanha de vacinação teve início no mês passado. Cada pessoa vai receber duas doses da vacina, com intervalo de duas ou três semanas entre cada aplicação. Não há previsão de quando o segundo grupo prioritário começará a ser vacinado.

Em Trajano de Moraes, o primeiro a receber a vacina, foi o aposentado Paulo Kautcher, de 92 anos

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/dona-beata-de-103-anos-e-vacinada-contra-a-covid-19-em-visconde-de-imbe/