Dom Edney esteve em Trajano e falou sobre o padroeiro do município

O bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, esteve no dia 02 de maio em Trajano de Moraes para realização da crisma de pouco mais de 40 jovens. Na ocasião também foi celebrada a missa em louvor a São Francisco de Paula, que foi oficialmente restituído como padroeiro do município em uma ação conjunta da igreja com os poderes executivo e legislativo.

Dom Edney aproveitou para explicar o motivo da escolha do dia 02 de maio como dia do padroeiro, já que o dia de São Francisco de Paula é o dia 02 de abril. O bispo disse que em Paula, cidade da Itália em que São Francisco residiu, também foi decretado 02 de maio como dia em louvor ao santo, uma vez que abril é o mês que geralmente se celebra a semana santa. Como se sabe, durante a semana santa não é permitida a realização de festas e, consequentemente, faria com que São Francisco de Paula não pudesse receber as devidas homenagens. Um projeto de lei votado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Carlinhos Gomes tornou o 02 de maio o dia do padroeiro do município e decretou feriado municipal nesta data.

Ainda falando sobre o assunto, Dom Edney ressaltou que o Sagrado Coração de Jesus continua sendo o padroeiro da cidade de Trajano de Moraes (ou seja, do 1º distrito), e que São Francisco de Paula é padroeiro de todo o município.

O bispo aproveitou a ocasião e convidou todos os trajanenses para a festa do padroeiro, que este ano acontecerá no dia 12 de maio, em São Francisco de Paula. A programação oficial estará em breve no site.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/dom-edney-esteve-em-trajano-e-falou-sobre-o-padroeiro-do-municipio-sao-francisco-de-paula/