DIA NACIONAL DA SAÚDE: SECRETÁRIO, MÉDICO E AGENTES FAZEM ATENDIMENTO DOMICILIAR NA ZONA RURAL DE TRAJANO

Com incentivo do prefeito de Trajano de Moraes Rodrigo Viana, e seguindo protocolo de atendimentos domiciliar, o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves e a coordenadora de Atenção Básica Michelli Machado, visitaram várias famílias na zona rural do município em mais uma ação. O atendimento aconteceu justamente na data em comemoração ao Dia Nacional de Saúde. Participaram da visita o médico Fabiano Selem e profissionais da área de saúde. A localidade beneficiada foi Arranchadouro e Sodrelândia.

Nas casas o médico conversou com os moradores e pacientes, sobre variados assuntos e diagnósticos. Esse tipo de ação acontece desde o início da gestão do prefeito Rodrigo Viana, e visa reforçar os atendimentos de pacientes em suas casas. “Faz parte da nossa rotina, sempre estamos acompanhando as famílias cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde. A visita domiciliária constitui o principal instrumento de trabalho dos agentes comunitários na Estratégia Saúde da Família. Tenho certeza que nossa parte está sendo feita e as famílias estão satisfeitas”, disse o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

A ação orientou ainda os moradores sobre as medidas que precisam manter para enfrentar a pandemia, como o isolamento e o distanciamento social, uso de máscaras e de produtos de higiene. “Esse trabalho é muito importante para a população, pois todos devem ter a conscientização sobre manter o isolamento social. Por este motivo, é necessário que as medidas de prevenção continuem acontecendo. A visita do medico e dos agentes e funcionários mostram isso a todo o momento”, destacou.

O prefeito Rodrigo Viana, avalia como boa a capacidade dos profissionais de saúde para se comunicar com as pessoas, além do comprometimento que cada um tem em fazer a vigilância tanto da população quanto de suas casas, comércios e terrenos. O médico e os agentes exercem a função contando, principalmente, com o vínculo já existente com a comunidade, ou seja, eles funcionam como elo entre a população e as unidades de saúde, por meio do contato permanente com as famílias da região em que atuam.

“A visita domiciliar é uma importante ferramenta para informar e fazer a busca ativa de casos suspeitos e acompanhamento dos mesmos. É importante alertar que todos os agentes comunitários de Saúde de Trajano de Moraes e o médico estão aptos e que a população pode receber esses profissionais em suas residências tranquilamente. Essa é mais uma ação pensada no bem-estar dos munícipes que o governo planejou e que vem dando certo”, concluiu o chefe do executivo.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/dia-nacional-da-saude-secretario-medico-e-agentes-fazem-atendimento-domiciliar-na-zona-rural-de-trajano/