DIA D CONTRA SARAMPO SERÁ 1º DE FEVEREIRO EM TRAJANO DE MORAES E DISTRITOS

O dia 1º de fevereiro será o Dia D de vacinação contra o sarampo em Trajano de Moraes e nos distritos. Devido ao recente aumento no número de casos da doença no país, a Secretaria Municipal de Saúde do município decidiu a pedido do prefeito Rodrigo Viana reforçar a imunização da população trajanense, com aplicação de vacinas das 8h às 17h.

Segundo o secretário da pasta Lucas Esteves, o foco da campanha vai das crianças a partir de 6 meses aos adultos com 59 anos, que podem não ter sido corretamente imunizados na infância. Crianças que não estiverem com o calendário de vacinação em dia também devem ser levadas aos postos. Vale lembrar que o sarampo acomete pessoas de qualquer idade que não tenham sido vacinadas.

O sarampo é altamente contagioso e a contaminação se dá pelo contato com secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar ou mesmo falar. Após o contágio, o período de incubação da doença varia de sete a 18 dias. Os principais sintomas do sarampo são febre acima de 38,5°C, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite e pequenos pontos brancos na mucosa bucal.

Qualquer pessoa que tenha sarampo deve ficar em isolamento domiciliar por sete dias após o surgimento das manchas vermelhas no corpo. As contraindicações à administração da vacina contra o sarampo são: indivíduos com histórico de hipersensibilidade grave conhecida a algum componente da vacina (anafilaxia), imunodeficiência e gestantes. Em caso de dúvidas sobre a vacinação é importante procurar uma unidade municipal de saúde. Deve-se também levar a Caderneta de Vacinação para que seja avaliada.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/dia-d-contra-sarampo-sera-1o-de-fevereiro-em-trajano-de-moraes-e-distritos/