DIA D CONTRA FEBRE AMARELA ACONTECE NESTE SÁBADO ATÉ 17H EM TRAJANO E NOS DISTRITOS

O município de Trajano de Moraes e os distritos realizam neste sábado (27) o dia D de mobilização para vacinar contra a febre amarela. Todas as unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente para a vacinação. A população pode procurar a Policlínica no centro, nos Postos de Sodrelândia, Tapera, Ponte Nova, Maria Mendonça, Serra das Almas, Monte Café, Barra dos Passos e Visconde de Imbé.

Nas demais localidades a vacinação será volante, ou seja, aquela aonde o profissional de saúde vai até o local fazer a imunização. Após essa data, a vacina contra Febre Amarela estará disponível todos os dias nas unidades de Saúde. A Secretária Municipal de Saúde Ana Paula Oliveria, informa que o município não é área de ocorrência da doença até o momento.

De acordo com a coordenadora de Epidemiologia e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Mariana Ecard, não há registro de casos da febre amarela, nem em macacos e nem em seres humanos em Trajano de Moraes. O governo municipal informa que há vacina para todas as pessoas dentro do público alvo, que são aqueles que possuem idade entre nove meses e 59 anos.

Ela alerta que a vacina da febre amarela não é recomendada para gestantes, idosos, crianças menores de 9 meses e a pessoas com alergia a algum componente da vacina e a ovo e derivados. “Pacientes em terapias imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes, transplantados de medula óssea, com histórico de doença do timo e com problemas neurológicos de natureza desmielizante, como Síndrome de Guillain-Barré e ELA, também não devem tomar a vacina”, disse.

Há ainda contra indicações para idosos, gestantes e mulheres que estejam amamentando bebês menores de seis meses. Em caso de dúvidas, o paciente deve conversar com o seu médico para as devidas avaliações e orientações, orientou Mariana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/dia-d-contra-febre-amarela-acontece-neste-sabado-ate-17h-em-trajano-e-nos-distritos/