DESFILE EM TRAJANO E VISCONDE MARCAM COMEMORAÇÃO DOS 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

POR DOUGLAS SMMITHY

Bandeiras, recortes e mensagens em alusão ao Bicentenário da Independência, roupas típicas e muito patriotismo! O evento em comemoração ao Dia 7 de Setembro começou na frente do prédio da prefeitura de Trajano de Moraes, com hasteamento da bandeira do Município, Estado e do Brasil. O prefeito Rodrigo Viana, o vice Matias Mendes, a secretária municipal de Educação, Cleide Siqueira e o vereador Hélio Luiz Fazoli e a vereadora Mônica Tannos participaram no pavilhão das bandeiras.

O desfile seguiu pela Avenida Castelo Branco, com a participação dos chefes do executivo, secretários, vereadores, professores e alunos da Rede Municipal e Estadual, ao som da Banda São Francisco de Paula – Sociedade Musical Trajanense. Todo o trajeto foi acompanhado e aplaudido pelo público presente. Ao todo, quatro Unidades de Ensino desfilaram pela avenida, e se apresentaram ao público, contando o histórico de cada unidade. O Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva também desfilou com a apresentação de um pelotão de bandeiras.

Em Trajano, o evento contou, ainda, com um pelotão de crianças contando o início da colonização do Brasil. Até um cavalo foi usado para ilustrar a imagem de Dom Pedro. “Com certeza este é um momento para ficar em nossas memórias. Um ato que retorna após 2 anos de pandemia. Digo que esse desfile tem um valor social enorme e garante à população um sentimento de pertencimento. Obrigado educadores e alunos por abrilhantar o evento”, agradeceu o prefeito Rodrigo Viana.

Em Visconde de Imbé – 2º distrito, o desfile aconteceu na parte da tarde e contou com a participação da Escola Estadual e Municipalizada João de Moraes Martins.  Já as Unidades de Ensino dos distritos, realizaram um ato cívico para sua comunidade local. “Nossos alunos, profissionais do ensino, além da banda encantaram a todos. Era nítido ver o brilho no olhar de cada um. São 200 anos de independência do nosso país e isso precisava ser celebrado. Obrigado a todos que prestigiaram o desfile”, concluiu a secretária Cleide Siqueira.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/desfile-em-trajano-e-visconde-marca-comemoracao-dos-200-anos-da-independencia-do-brasil/