Defesa Civil resgata vítimas de queda de ultraleve

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

No último dia 27 de Setembro se encontravam na Sede da Defesa Civil o Agentes Joilson, o Badu, o Servidor Fernando e o Guarda Marotti, quando por volta das 15:10 horas, receberam uma ligação da Agente Rosinéia, que estava de folga, moradora do Bairro Caixa D’Água. Ela solicitou socorro aos tripulantes de uma aeronave que tinha acabado de cair  no Bairro Nova Esperança na localidade conhecida como Gogó da Ema.

A equipe de plantão se dirigiu com a viatura para assim atender o chamado na inédita ocorrência. No local da queda os guardas citados solicitaram a ambulância do Hospital Francisco Limongi que os acompanhassem, confirmando que era uma Aeronave com duas vítimas e com auxílio de mais dois agentes que estavam de folga J. Ricardo e Fonseca, iniciaram os procedimentos de resgate com remoção e imobilização da maneira adequada das vítimas, que exigia cuidado, até mesmo por estar uma delas com fratura exposta em uma das pernas, mas que os agentes deram o socorro adequado e a outra apenas com escoriações.

Foram imobilizadas as vítimas e as embarcaram na ambulância, que foram muito bem atendidos no Hospital do município. A aeronave era experimental (ultraleve), Modelo Fox 2, Ano de Fabricação 1990. A identidade dos tripulantes são piloto: Antônio Mario Gonçalves Nogueira, 35 anos, fratura na tíbia e perônio, o outro passageiro era Thiago Roberto Leite Silva, 32 anos, que apenas teve ferimentos leves, os dois são moradores de Feira de Santana, na Bahia. Eles saíram da cidade do Rio de Janeiro e tinha como destino o município de São Francisco de Itabapoana. O local da queda foi isolado pela própria Defesa Civil que passou a ter os trabalhos coordenados pessoalmente pelo Secretário Estellet, para que a Polícia Civil fizesse os procedimentos investigativos sobre o evento.

O caso teve repercussão nacional, já que as principais emissoras de tv noticiaram tal fato, onde o nome da Defesa Civil trajanense foi citado pela presteza e preparo ao socorro as vítimas. Rádios da região convidaram os agentes da guarda para possíveis explicações e até o prefeito Carlinhos Gomes que estava em Brasília no dia ficou sabendo das boas ações dos funcionários no dia do acidente. “Estava em reunião com prefeitos em Brasília, quando fui avisado que um ultraleve tinha caído em nosso município, mas graças a Deus nada de grave aconteceu aos tripulantes e isso também ressalta a boa fase que vive nossa Defesa Civil.” Enfatizou Carlinhos Gomes, prefeito de Trajano de Moraes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/defesa-civil-resgata-vitimas-de-queda-de-ultraleve/