DEFESA CIVIL DE TRAJANO ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE INCÊNDIOS A BEIRA DE ESTRADAS

Queimadas à beira de rodovias são comuns nesta época do ano em que o tempo está mais seco e a umidade relativa do ar abaixo de 50%. Em Trajano de Moraes, Região Serrana do Rio, por exemplo, a Defesa Civil Municipal tem tido que auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate a incêndios. Os motoristas que passaram pela região na noite do último sábado (12), foram orientados por conta da fumaça que prejudicava a visibilidade, colocando a vida dos condutores em risco.

Em situações como essas, o indicado segundo o secretário municipal da Defesa Civil Renato Stellet, é o motorista, ou se for piloto em caso de moto, estacionar o mesmo um pouco distante do incêndio e manter o pisca-alerta ligado. “Essa orientação é a mais correta. A gente explica assim para evitar que algum mal aconteça a pessoa”, explicou.

Outra forma correta ainda de acordo com ele é o condutor e os passageiros sair do veículo e aguardar em segurança e só depois retornar para o carro ou moto. “O contato da vegetação seca com as bitucas de cigarros supostamente lançadas pelas janelas dos veículos é uma das principais causas dos incêndios neste período”, acredita.

O fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo, fogueiras, queimadas para fins agrícolas não autorizadas e até mesmo balões por conta da época de festas também aparecem na lista de causadores dos incêndios em rodovias. “Aqui em Trajano a gente não tem índice de incêndio com balões como nos grandes centros a exemplo, do Rio de Janeiro e São Paulo. Mas temos índices de queimadas criminosa e acidental”, acrescentou.

A prefeitura pretende fazer nas escolas da rede municipal uma parceria orientando e informando as crianças o período dos focos de incêndio, a fim de coibir as queimadas. “Estamos no período de estiagem e é fundamental energizar nossos esforços para garantir o combate efetivo de incêndios. Esta união de forças visa prevenir conta danos”, afirmou.

Em casos de dúvidas, a pessoa pode comunicar a Brigada de plantão na sede da Defesa Civil na Praça Nilo Peçanha no Centro da cidade.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/defesa-civil-de-trajano-orienta-populacao-sobre-incendios-a-beira-de-estradas/