CULTURA DE TRAJANO PARTICIPA DA 3° EDIÇÃO DO LIVRO DELÍCIAS DE PARATY SABORES E SABERES

A prefeitura de Trajano de Moraes marcou presença através da Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo do lançamento da 3ª Edição do Livro “Delícias de Paraty – Sabores e Saberes” que aconteceu, na Casa da Cultura de Paraty. Este ano o evento foi realizado pela Secretaria de Cultura e Agenda 21 de Paraty, com o apoio do Pólo Gastronômico, Casa da Cultura e editoração do Jornal Folha do Litoral.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Thiago Pecly, o encontro teve o intuito de fomentar a cultura gastronômica de Paraty exaltando a culinária tradicional, envolvendo a cadeia produtiva do setor que fornece os insumos das receitas elaboradas pela comunidade paratiense, fortalecendo também a sustentabilidade e a economia criativa em todo o seu sentido.

Além disso, esta edição promoveu uma ação educativa no município junto às coordenações das escolas e seus respectivos programas pedagógicos com o intuito de discutir sobre o patrimônio dos saberes e fazeres, assim como, manter tradição viva em Paraty. “Algumas famílias da cidade encheram de sabor essa celebração com quitutes mais que tradicionais, a releitura desses saberes também estavam presentes em cada prato. Trajano sai do evento com grande experiência”, comentou o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eliando Garcia.

A cidade de Paraty é famosa por acolher bem as pessoas em torno de uma mesa cheia das diversas guloseimas, como: o manuê de bacia,o massapão, o bolo tenente, a paçoca de banana, o doce de laranja com melado, a farofa de feijão, entre outros. A música também esteve presente ao som de Karina Bráz e sua Banda, com a balada mais caiçara do momento e a Cia de Dança Pushalsk animando a todos com passos ritmados para cada música tocada e cantada.

Gislana Peçanha, de volta à Paraty e acompanhada de uma comitiva de autoridades de Trajano de Moraes sua cidade natal, autografou os livros com muita alegria e satisfação ao ver seu trabalho merecidamente reconhecido.” Os Livros foram doados aos presentes, não tem fins lucrativos. Realmente foi uma noite mágica que abrilhantou mais ainda a Cidade Criativa pela Gastronomia da UNESCO. Foi um grande evento. Trajano de Moraes é quem ganha quando é representada em eventos como este”, observou o coordenador de Cultura, Weber Gomes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/cultura-de-trajano-participa-da-3-edicao-do-livro-delicias-de-paraty-sabores-e-saberes/