CRIANÇAS RECEBEM DOSES DE VITAMINA A EM CRECHES DE TRAJANO DE MORAES

Todas as crianças acima de seis meses devem receber doses semestrais de suplementação de vitamina A. Por esta razão a prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Saúde, distribuiu gratuitamente na Creche Vovó Pecly várias doses. A intenção é evitar que os moradores esperem a campanha nacional para levar os filhos para tomar a medicação.

Essa é uma campanha do programa “Saúde para Todos”, desenvolvido pela Saúde do município a pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz. A ação contou com a supervisão da coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da secretaria, Vanessa Cristina Lago. A administração foi feita pela enfermeira e coordenadora de Atenção Básica Michelli Machado.

As crianças suplementadas previnem à deficiência de vitamina A no organismo e potencializam o seu desenvolvimento, além de reduzir os riscos de mortalidade infantil por diarreia. Michelli disse ainda que a falta desta vitamina no organismo pode gerar dificuldade em enxergar nos lugares com luz fraca ou causar alterações oculares. “Em alguns casos evolui para a cegueira total e irreversível”, explicou.

Cerca de 100 crianças foram contempladas com a vitamina. “A administração da vacina foi feita nos turnos da manhã e da tarde. A faixa etária foi de 6 meses a 59 meses. E temos a proposta de expandir a administração para outras escolas de educação infantil do município, ainda nesse bimestre”, acrescentou.

“A suplementação é administrada por via oral. É um líquido oleoso, que não é uma vacina e sim um nutriente. Os pais devem levar as suas crianças junto com a caderneta de vacinação, onde o registro é feito para que a dose seja administrada corretamente, com agendamento de retorno”, disse Michelli.

De acordo com a pesquisa nacional de demografia e saúde, foram observados níveis inadequados de vitamina A em 17% das crianças no Brasil. O levantamento também aponta uma redução de risco de morte de até 24% causada pelo impacto dela no organismo. “A OMS indica uma dose a cada seis meses para crianças de até 5 anos em lugares onde haja uma falta endêmica de vitamina A”, enumerou a secretária municipal de Saúde Ana Paula Oliveira.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/criancas-recebem-doses-de-vitamina-a-em-creches-de-trajano-de-moraes/