A Campanha Nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo segue até o dia 31 de agosto em todo território nacional. Essa imunização é destinada especialmente para crianças de um ano, até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Em Trajano de Moraes, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é atingir pelo menos 95% do público-alvo até o fim da campanha. O secretário municipal de Saúde Lucas Esteves participou nos Posto de Saúde do “Dia D’ – no sábado, 18 de agosto.
Entre uma vacinação e outra, Lucas Esteves brincou com as crianças, e com os responsáveis sobre a importância da proteção. Mesmo aquelas crianças que já cumpriram o protocolo de vacinação contra o sarampo e poliomielite, devem ser encaminhadas até as unidades de saúde mais próxima. “A gente orienta que seja assim, pois na dúvida é melhor que um profissional habilitado esclareça a dúvida do responsável. Temos que imunizar nossas crianças”, solicitou.
Esse ano a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite. O Ministério da Saúde informou que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.
Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for à situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias. O Dia D, por exemplo, foi uma oportunidade de vacinar as crianças cujos pais e responsáveis não podem ir às unidades durante a semana.
De acordo com a Coordenadora de Epidemiologia e Imunização, Mariana Ecard, a responsabilidade dos pais ou responsáveis é levar os filhos até o Posto de Saúde mais próximo para imunização. “Temos a vacina todos os dias nos postos, portanto não tem desculpas para não levar as crianças”, ressalta Mariana.