Continuam as ações do “Outubro Rosa” em Trajano de Moraes

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

A secretaria municipal de Saúde de Trajano de Moraes está intensificando as ações preventivas dentro do projeto nacional denominado “Outubro Rosa” em todo município. Neste mês os funcionários dedicam visitas aos Postos de Saúde da Família e divulgam a importância de se fazer periodicamente os exames preventivos e o autoexame feminino. Neste ano, a secretaria de Saúde determinou que juntamente fosse realizada a procura de mulheres que nunca realizaram um exame na vida, em mamografia ou de qualquer ordem.

Para a enfermeira Lucila Cardoso, responsável pelo setor Saúde da Mulher em Trajano de Moraes, até o fim do mês toda a equipe da saúde estará empenhada em informar e detectar  mulheres com alterações em caroços, inchaços nas mamas ou secreções e mudanças nas texturas da pela, para um encaminhamento e agendamento de consultas devido o tratamento feito logo no início tem ótimas chances de cura. Ela ressalta ainda que todas as funcionárias estão treinadas e com muito carinho abordam todas para esclarecimentos e explicações nos casos de dúvidas. “Estamos realmente detectando alguns casos em alterações, mas sem alarme e com muito profissionalismo, estamos dando o amparo e encaminhando para o setor responsável.” -analisa a enfermeira.

O início da campanha “Outubro Rosa” aconteceu em Sodrelândia, dentro do projeto social “Café na Comunidade”  no início deste mês e, nesta semana, aconteceu panfletagem no distrito de Maria Mendonça, além de coletas de preventivos e troca de informações e na próxima, a comunidade de Serra das Almas receberá a visita das profissionais com aferição de pressão arterial e muita divulgação da campanha preventiva do câncer de mama e incentivos aos exames no corpo das trabalhadoras rurais de toda região do terceiro distrito de Trajano de Moraes.

Com a chegada do fim do mês e encerramento da campanha preventiva, o secretário de saúde Wágner Kleyn Freire, está estudando uma data para realizar o encerramento em praça pública onde apresentará um real balanço e anunciará que a próxima etapa será “Novembro Azul” com o objetivo de conscientizar todos os homens que  a partir dos 40 anos  realizem exames preventivos, assim se protegendo das doenças de próstata, pressão alta, diabetes entre outras.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/continuam-as-acoes-do-outubro-rosa-em-trajano-de-moraes/

Pular para o conteúdo