PREFEITO DE TRAJANO RODRIGO VIANA BUSCA SOLUÇÃO PARA BOTAR USINA DE ASFALTO PARA FUNCIONAR

Sem atoleiro e sem poeira. Imagina uma estrada de terra nessas condições? Seria muito bom, concorda? Para tentar solucionar de forma ágil e eficaz esse tipo de problema vivido há anos pelos moradores das áreas rurais de Trajano de Moraes e cidades vizinhas, o prefeito Rodrigo Viana, busca parcerias para botar a Usina de Asfalto do município para funcionar. A meta é que ela esteja em plena atividade logo nos primeiros meses do próximo ano. Um consórcio entre as prefeituras da região deve ser criado.

Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto e Carmo acertam detalhes para por em pleno funcionamento a Usina de Asfalto. Hoje sem atividade, ou seja, parada, ela gera um prejuízo sem medidas aos cofres públicos, como ferrugem, peças danificadas entre outras. Foi a partir da necessidade de melhorias das estradas rurais que surgiu no prefeito Rodrigo Viana, a vontade de se criar um consórcio, e desta forma atender também as cidades vizinhas que tiveram embutidas nele.

“A idéia é boa, mas antes precisamos levantar o custo de uso da mesma. Manter uma usina dessa funcionando sozinha em um momento de crise sai caro para a prefeitura. A sugestão de criar uma parceria com as prefeituras através deste consórcio é excelente. Hoje a Usina de asfalto se transformou em um grande “elefante branco”. Nossa gestão está preocupada com isso, pois afinal, ali tem recurso público. Pretendemos de forma dinâmica colocar a mesma para funcionar e atender a cidade o mais rápido possível. O Jurídico da prefeitura esta ciente e os primeiros passos já foram dados”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

A operação do asfalto não se trata apenas de jogar o produto sobre a estrada, ou seja, o consórcio terá também que planejar a execução das obras como: drenagem superficial e profunda de águas pluviais, esgotamento sanitário quando necessário e até o nivelamento do piso, com atenção para as soleiras já existente, entre outros serviços. “É uma proposta viável desde que seja bom para todos os consorciados”, observou o secretário municipal de Administração e Reestruturação Elair Pinheiro.

A pouco menos de um mês, o vice-prefeito Jorge Diniz, participou de uma reunião no município de Santa Maria Madalena para tratar do mesmo assunto. Na ocasião, o projeto foi apresentado aos gestores, dentre eles o prefeito de Santa Maria Madalena Beto Verbicário. “A parceria de se utilizar a Usina de Asfalto trajanense, é muito boa. Desta forma os municípios terão grande chance de ver e ter as estradas vicinais melhoradas, se a parceria for concretizada pelos municípios”, disse o prefeito de Santa Maria Madalena Beto Verbicário.

No entanto o engenheiro Edmilson Vasconcellos que também participou da primeira reunião, deixou claro que a idéia é boa, visto que a usina já possui licença ambiental, que o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), aceitaria parcerias de trabalho para o real funcionamento e que para isso as reuniões com os participantes do consórcio entre os municípios precisam acontecer para coordenação do projeto, além de convidar os demais municípios para participarem das parcerias.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/consorcio-prefeitura-de-trajano-recebe-proposta-para-uso-de-usina-de-asfalto/