CEMITÉRIOS BATEM RECORDE DE VISITAS EM DIA DE FINADOS NO MUNICÍPIO DE TRAJANO E DISTRITOS

A quinta-feira, 2 de novembro começou agitada e atraindo centenas de pessoas ao cemitério público de Trajano de Moraes e nos distritos. A ação teve um único propósito: prestar homenagens aos parentes e amigos que já morreram. Logo cedo era possível observar uma grande movimentação nos locais. Nas mãos pacotes de velas e flores que juntas eram colocadas nos túmulos. Até o cruzeiro recebeu velas dos visitantes e foi todo repaginado.

Para este dia os locais foram preparados com antecedência pela equipe de funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz. “Esse momento é muito importante para confortar as pessoas que vem ao cemitério com o gesto de homenagear quem partiu. Eles trazem arranjos de flores, velas e muitas orações e rezas. Pois é assim que eles traduzem as homenagens”, disse o secretário de Obras e Serviços Públicos Ralph Moreira.

Praticamente abandonado e esquecido pela gestão passada, o cemitério público de Trajano de Moraes, foi praticamente todo repaginado. “Tivemos que fazer muita coisa aqui. Quando assumimos a gestão pública, encontramos o local totalmente abandonado. Aqui não tinha identificação direito, mato, calçadas danificadas, falta de iluminação, não tinha um local para lavar as mãos ou encher um vaso com água. Tivemos que fazer muita coisa nele”, relatou Ralph.

Sensibilizado de como estava o espaço, o prefeito Rodrigo Viana solicitou que o cemitério fosse todo repaginado para oferecer os visitantes mais conforto e leveza. “Aqui para alguns é um local de muito sofrimento, pois remete a saudades e a lembranças boas. O que tentamos fazer junto à equipe de funcionários foi deixar o cemitério mais sóbrio possível, e acredito que conseguimos”, contou.

A calçada, por exemplo, foi pintada formando uma extensa passarela como se fosse um tapete vermelho. O meio-fio ganhou uma tonalidade diferente para oferecer mais visualização e segurança na hora de passar. Outro ponto que recebeu atenção foi o cruzeiro. Ele foi todo pintado e recebeu também sinalização com tinta amarela. Alguns túmulos foram reparados, pintados e o muro caiado do lado de dentro e externo. “Colocamos um tanque com duas bacias para uso geral e trocamos as lâmpadas queimadas e os fios danificados pelas intempéries do tempo”, explicou o secretário.

Ralph Moreira agradeceu em nome do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz e dos funcionários e servidores públicos, os elogios recebidos e o reconhecimento das pessoas que passaram pelo cemitério de Trajano e dos distritos. “Realmente ficou muito bonito e digo que foi um trabalho em equipe. Por isso quero aproveitar e agradecer a cada amigo que chegou junto e que ficou até tarde da noite com a gente finalizando os trabalhos para que as pessoas pudessem logo cedo prestar as homenagens aos entes queridos”, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/cemiterios-batem-recorde-de-visitas-em-dia-de-finados-no-municipio-de-trajano-e-distritos/