Campanha tirou um caminhão de embalagens tóxicas da zona rural de Trajano de Moraes

Através de uma campanha realizada em todo o município de Trajano de Moraes foi retirado da natureza um caminhão de lixo tóxico, entre embalagens vazias de agrotóxicos, caixas de papelão, isopor e sacolas de embalagens rígidas de remédios que serão recicladas. As que estiverem contaminadas serão destruídas e queimadas em fornos de alta pressão licenciados para esta finalidade.

A campanha que foi organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e serviu para mostrar ao produtor rural dos cuidados com o manejo de certos tipos de agrotóxicos, segundo o secretário Elizeu Schuindt.

Esta campanha contou ainda com total supervisão da Emater-Rio local e, durante o dia “D”, que foi realizado em 28 de novembro, um caminhão coletor circulou por todo o interior, oferecendo aos produtores a limpeza de sua lavoura e assim também cumprindo uma determinação federal.

Para o secretário Elizeu, esta primeira etapa foi cumprida com total adesão dos moradores do interior  e informa, de primeira mão, que já estão agendando uma segunda ação para poder dar mais qualidade final no preparo dos alimentos para a mesa do consumidor e preservar a saúde do produtor.

“Nossa intenção foi de conscientizar os nossos produtores em ter uma lavoura limpa de suas embalagens tóxicas e breve vamos para uma segunda ação. Agradeço a todos os nossos queridos produtores e todos os parceiros como o prefeito Carlinhos Gomes, que a todo momento incentiva a qualidade de vida dos cidadãos, a Emater e todos os secretários municipais, estes que foram essenciais neste processo.” -disse Elizeu, feliz com o resultado.

Segundo a Emater, a proposta da campanha foi apresentada ao CMDRS de Trajano de Moraes para apreciação e os conselheiros foram unânimes, concordando sobre a importância do assunto agrotóxico e assim votaram aprovando a campanha de devolução das embalagens vazias de agrotóxicos para ser realizada duas vezes por ano no município.

”Nossa intenção é de ver todos inseridos neste projeto, onde o resultado final será bom para todos os trajanenses.” -disse Jorge Gil, membro da Emater-Rio de Trajano e que participou orientando os produtores rurais.

Por Geraldo Carvalho

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/campanha-tirou-um-caminhao-de-embalagens-toxicas-da-zona-rural-de-trajano-de-moraes/