CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA PARA CÃES E GATOS É INTENSIFICADA EM TRAJANO DE MORAES

A campanha de vacinação antirrábica canina e felina esta a todo vapor em Trajano de Moraes e nas áreas da zona rural. Os funcionários da prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, e consequentemente da Vigilância Sanitária, têm atuado de forma eficaz com vacina e orientação. A campanha antirrábica é uma ação voltada para vigilância, prevenção e controle da raiva, levando em consideração a proximidade dos animais com o homem.

Esse ano a ação ganhou o slogan: Vacine seu melhor amigo! De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves o objetivo é reduzir os números de raiva humana transmitida por cães e gatos. “Começamos a vacina no dia 29 de setembro na Praça Nilo Peçanha. Já no dia 22 deste mês a equipe da vacinação volante passou por Barro Alto, Córrego do Ouro e Bom Jesus. Já no dia 23, as localidades atendidas foi Barra dos Passos (ponto fixo), Vila Feliz, Olaria, Penedo, Lagoinha, Mãe Rainha, Não Pensei, Fazenda do Grupo (Retiro), e Fazenda Bahia (posto volante)”, explicou o secretário.

Em alguns casos os donos apresentam a carteirinha de vacinação do animal. “Se o dono ou responsável não possuir o documento, um novo comprovante é fornecido no ato da vacinação em alguns casos. Os gatos devem ser levados em caixas específicas ou presos adequadamente. Para prevenir acidentes as crianças devem evitar conduzir os animais para a vacinação’, alertou o coordenador de Vigilância Sanitária Saulo Pacheco.

A raiva é uma doença viral que pode ser prevenida e geralmente é transmitida através da mordida de um animal infectado. A contaminação pelo vírus acontece através da saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas. A vacina é necessária por ser a única forma de prevenção.

O vírus é 100% letal ao ser humano e tem como meio principal de transmissão a mordida de animais, especialmente de cães e gatos. Em caso de suspeita de contágio em algum animal, não há recomendação expressa para que o pet seja sacrificado. A orientação é deixá-lo em observação por dez dias em local seguro, de forma a evitar ataques a pessoas ou outros bichos.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/campanha-de-vacinacao-antirrabica-para-caes-e-gatos-e-intensificada-em-trajano-de-moraes/