CAMPANHA DE ALEITAMENTO MATERNO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TRAJANO ENCERRA ATIVIDADES COM FESTA

Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo. O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Em Trajano de Moraes, a comemoração pelo dia não passou em branco, e prova disso foi à festa preparada pelos funcionários na Policlínica Doutor Augusto Lemgruber, no Centro. No local os profissionais de saúde saudaram as mães sobre a importância do alimento.

O secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves participou da ação ao lado dos funcionários que atuaram em prol da população de Trajano de Moraes. O gesto, de acordo com ele, teve apoio e incentivo do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz que entende a Semana Mundial de Aleitamento Materno como uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.

“A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento. Este assunto exige uma reflexão que ultrapassa os limites da questão ecológica do aleitamento, já que amamentar reduz morbidades, mortalidade, desigualdades, violência e danos ambientais”, comentou Lucas Esteves.

Participou também do movimento, a coordenação da Atenção Básica, através dos programas de saúde da criança e da mulher. “O encerramento da campanha do Agosto Dourado, visa promover o aleitamento materno a todas as mães trajanenses. Para isso, foi realizado um café da manhã para receber as gestantes e mamães que estão amamentando, e em uma roda de conversa, descontraída, receberam informações passadas pelas Enfermeiras Renata, Jerusa, Michelli e Ana Luiza sobre os benefícios do aleitamento no seio materno”, disse o secretário. .

O mês de promoção do aleitamento recebe o título de dourado, pois desde o ano de 2017 o Ministério da Saúde celebra o leite materno alimento de ouro para os bebês. A coordenadora de Atenção Básica Michelli Machado explicou sobre os benefícios do aleitamento em longo prazo, como a prática torna os bebês adultos mais saudáveis, enquanto a coordenadora de  Saúde da Mulher Renata falou sobre os benefícios que o a nutriz tem ao amamentar seu filho no seio, tais como: perda de peso mais rápida, diminuição dos riscos de câncer de mama, contraceptivo natural.

A enfermeira Ana Luiza informou como os bebês se desenvolvem mais rápido, com ganho de peso e estatura adequados para a idade, benefícios para a arcada dentária e desenvolvimento afetivo, e a enfermeira Jerusa falou sobre as técnicas do aleitamento e a maneira correta de amamentar, além de deixar claro que não existe leite fraco. Durante a ação foram sorteados kits de bebês para gestantes, e distribuídas fraldas para os bebês que estão sendo alimentados no seio materno. “Vale dizer que tivemos nesse movimento a colaboração da Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Assistência Social e funcionários da secretaria de saúde para doação dos kits”, comentou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/campanha-de-aleitamento-materno-da-secretaria-municipal-de-saude-trajano-encerra-atividades-em-festa/