BARREIRAS SANITÁRIAS SÃO CADA VEZ MAIS INTENSIFICADAS EM TRAJANO, A PEDIDO DO PREFEITO RODRIGO VIANA

A Prefeitura de Trajano de Moraes intensificou ainda mais vigilância por meio das barreiras sanitárias instaladas nos principais acessos à sede do Município. A ação foi a pedido do prefeito Rodrigo Viana. Os locais como é o caso dos acessos as estradas viciais receberam além de caminhões de barros com objetivo de evitar o trafego freqüentes de veículos agora tiveram aberturas de valas com profundidade e largura de um metro. A iniciativa tem colocado o município como o único no estado sem caso confirmado de Covid-19.

De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, a atuação das barreiras continuará enquanto perdurar o combate à Covid-19. “O objetivo é a verificação compulsória de pessoas contaminadas, para o seu imediato encaminhamento ao atendimento médico necessário e orientações pertinentes. Não podemos permitir que pessoas com caso confirmado de Covid-19 ponha em risco nossa população. As barreiras são essenciais para esse diagnostico. Os agentes de saúde verificam a temperatura corporal de todos os componentes nos veículos abordados, inclusive caminhões e ônibus”, afirmou o prefeito.

Também houve reforço no apoio da Guarda Civil Municipal. “Vale dizer que o acesso a cidade não está proibido. Essa ação começou em março e desde então tem protegido a todos. Optei por essa ação com a finalidade de assegurar a saúde pública do município. Trajano de Moraes não possui até o momento nenhum caso confirmado de Covid-19. Quero agradecer a cada funcionários que se dispõe diariamente a ajudar – meu muito obrigado”, agradeceu o prefeito Rodrigo Viana.

O motorista e passageiros são questionados sobre local de origem, qual o destino e a condição de saúde. Assim, os casos considerados suspeitos são repassados para acompanhamento do setor de Saúde. Além disso, todos recebem orientações e material informativo sobre a pandemia. De acordo com o chefe do executivo, a primeira barreira sanitária começou a funcionar na rodovia RJ-174, acesso ao município de Conceição de Macabu e Santa Maria Madalena (RJ-182).

Outra pista que também foi montada a barreira foi na RJ-174, estrada de acesso a cidades como Macuco, Cantagalo, São Sebastião do Alto entre outras. A RJ-146 faz divisa com o município de Bom Jardim, também foi montada uma barreira na localidade de Doutor Elias – também chamada de Monte Café.

A ação é coordenada pelo prefeito Rodrigo Viana após a criação de um Gabinete de Crise. “Preciso circular por todos os lugares e agir de forma humana para cuidar de nossa população. É um trabalho cansativo, mas prazeroso em ver que nosso povo esta ciente e ficando em casa. Coloquei-me a disposição para atender a todos os chamados junto as equipes de plantão”, disse o prefeito.

Nas estradas caso uma pessoa monitorada apresente sinal de febre, ela preenche um questionário e assina uma notificação informando sobre a obrigatoriedade de isolamento domiciliar. “Não é proibido o acesso à cidade, mas todos os veículos parados e seus ocupantes respondem a um breve questionário à cerca de questões de saúde. Estamos fazendo a nossa parte e pedimos a população que faça a dela que é ficar em casa. Quero agradecer aqui a força do prefeito Rodrigo Viana e dos demais funcionários que estão ajudando nesse momento difícil”, agradeceu o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/barreiras-sanitarias-sao-cada-vez-mais-intensificadas-em-trajano-a-pedido-do-prefeito-rodrigo-viana/