ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRAJANO TEM REPRESENTANTE EM REUNIÃO COM O GOVERNADOR CLÁUDIO CASTRO

O governador Cláudio Castro antecipou, de forma inédita, o cofinanciamento das políticas de assistência social entre governo e municípios. De uma única vez, foram repassados R$ 16 milhões do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) aos Fundos Municipais de Assistência Social (FMAS), totalizando R$ 32 milhões em todo o ano de 2021. A ordem de pagamento foi feita, na segunda-feira (30/08), em evento no Palácio Guanabara, sede do Executivo fluminense, em Laranjeiras.

Quem representou o município de Trajano de Moraes no evento foi à secretária municipal de Assistência Social, Juliana Esteves Viana. De acordo com o governador Cláudio Castro, com a antecipação do repasse, o governo estadual reconhece a prioridade do financiamento dos serviços socioassistenciais, tão necessários diante do agravamento da situação de vulnerabilidade da população durante a pandemia da Covid-19.

“Nosso sonho era de que a política de Assistência Social voltasse a ser prioritária, e estamos conseguindo colocar em prática. Isso vem ao encontro do que eu sempre defendi, e agora tenho a oportunidade de fazer acontecer. Vamos batalhar duro para atender os mais vulneráveis, agora fazemos uma política transversal, com parcerias”, afirmou o governador.

Na ocasião, Castro também anunciou que o Estado vai garantir o pagamento dos valores inscritos em restos a pagar relativos aos últimos cinco anos de exercícios dos municípios. O pagamento será feito a todos os municípios que apresentarem um plano de ação para a aplicação dos recursos.

Já o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal, falou sobre a importância do cofinanciamento para alavancar as ações sociais. “Há mais de seis anos esse repasse não é feito. E, quando era realizado, a quarta parcela sempre atrasava muito, e o município não podia gastar no mesmo exercício. Em uma iniciativa inédita, o governador agora aporta um total de R$ 32 milhões aos municípios para que eles possam investir na assistência social como planejaram”, explicou.

*** com informações da Ascom do Governo do Estado

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/assistencia-social-de-trajano-tem-representante-em-reuniao-com-o-governador-claudio-castro/