ÁREA RURAL DE TRAJANO DE MORAES CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE FEBRE AMARELA COM ÓBITO

O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, a secretária municipal de Saúde Rosemara Magalhães e a coordenadora de Epidemiologia e Imunização Mariana Ecard confirmaram em uma entrevista ao vivo a rádio FM Antena Jovem e a fan Page da prefeitura de Trajano de Moraes na rede social facebook , nesta quarta-feira (28), o primeiro caso confirmado com óbito de febre amarela na cidade.

A vítima é do sexo masculino, tinha 32 anos, e era morador do distrito de Serra das Almas – zona rural, e segundo informações da família ele não quis tomar a vacina. “A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde a forma mais importante de prevenir a febre amarela. É preciso que toda população seja imunizada contra um vírus para prevenir a doença”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Esse é o primeiro caso confirmado de febre amarela com óbito registrado na cidade. O paciente foi atendido e internado na Associação Hospitalar São Francisco de Paula, conhecido como Hospital Francisco Limongi no domingo, dia 18, e faleceu na terça-feira, dia 20. Se aplicada, a vacina previne contra a febre amarela, uma doença causada por um vírus da família dos Flavivírus, um tipo de vírus que causa doenças em humanos e em outros vertebrados.

“Ela é considerada aguda e hemorrágica e recebe esse nome por causar icterícia, um sintoma que deixa a região dos olhos, pele e mucosas com aspecto amarelado. A doença é transmitida por meio de picada de mosquito”, explicou a coordenadora de Epidemiologia e Imunização Mariana Ecard.

É importante alertar que existem três espécies de mosquitos capazes de transmitir o vírus. As espécies de mosquito Haemagogus e Sabethe transmitem a febre amarela silvestre, pois estão concentradas em regiões de mata e interioranas. Já o Aedes aegypti é responsável pela transmissão da febre amarela urbana. Porém, o vírus transmitido é o mesmo, só muda o agente transmissor.

A Secretaria Municipal de Saúde de Trajano, já administrou através do setor de Epidemiologia e Imunização cerca de 8.505 vacinas. “Para a campanha do Dia D, que será no próximo sábado, dia 3, a Secretaria Municipal de Saúde estará disponibilizando mais doses. A vacina contra febre amarela é aplicada via subcutânea, na região do braço”, acrescentou Rosemara Magalhães.

O efeito protetor da vacina ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado e garante imunidade por pelo menos 10 anos. “Ela age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus. A vacina contra febre amarela é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses e pessoas com mais de 60 anos. Pessoas imunodepressivas, como pacientes oncológicos e portadores de doenças crônicas também não devem tomá-la”, alertou a secretária.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/area-rural-de-trajano-de-moraes-confirma-primeiro-caso-de-febre-amarela-com-obito/