ALUNOS DE MARIA MENDONÇA EM TRAJANO PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO MAU USO DA ÁGUA

As grandes civilizações já dependem e vão depender cada vez mais da água para sua sobrevivência econômica e biológica, além do desenvolvimento econômico e cultural. Em Trajano de Moraes, a direção de uma escola preocupada com esse uso desenfreado e a falta de cuidados no planeta, está fazendo nos alunos um trabalho de formiguinha, porém de grande importância para a sociedade local: Maria Mendonça. Recentemente ima palestra foi apresentada para um público de 70 alunos, divididos em duas turmas.

Com o tema: Consequências do mau uso das águas, o técnico em Meio Ambiente também formado em Engenheiro Ambiental e Sanitarista na Secretaria Municipal do Meio ambiente Thales Roberto Ouverney Riguette, palestrou e destacou a importância desse bem tão preciso para a sobrevivência humana: a água. “Durante todo o tempo, focamos aos alunos a importância das águas, nascentes e rios em mossa cidade e região. Outra questão destacada foi à distribuição das águas no mundo e no Brasil, e os impactos causados sobre o seu mau uso”, explicou.

Em um futuro próximo, a gestão pública municipal pretende usar esse projeto como “Aula Verde”, e assim fomentar a conscientização a todos os alunos do município. “Oferecemos a eles, em minha opinião enquanto profissional da área, uma palestra importante sobre a vida ambiental, mas com foco nos cuidados com a água. Esse é mais um preparativo para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, da qual a escola de Maria Mendonça participará de 21 a 23 de maio, em Resende, no Sul do estado”, destacou.

Thales Roberto também é pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho, e pretende tão logo começar uma pós em educação ambiental e sustentabilidade e outra em recursos hídricos. “Tentei passar para os alunos também de uma forma mais didática, e seus múltiplos usos, o impacto da exploração humana dos recursos hídricos e suas conseqüências. Gosto muito da frase de Madre Teresa de Calcutá: o meu trabalho pode ser uma gota no oceano, mas sem ela o oceano seria menor”, contou.

A água é um recurso estratégico para a humanidade, pois mantém a vida no planeta, sustenta a biodiversidade e a produção de alimentos e suporta todos os ciclos naturais. “A água tem, portanto, importância ecológica, econômica e social. As grandes civilizações do passado e do presente, assim como as do futuro, dependem e dependerão da água. Embora as sociedades humanas poluem e degradam este recurso”, complementou Thales Roberto.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/alunos-de-maria-mendonca-em-trajano-participam-de-palestra-sobre-as-consequencias-do-mau-uso-da-agua/